quarta-feira, abril 08, 2009

Revolução Twitter

A revolução em Moldova ainda não terminou, mas já tem o seu nome oficial, a Revolução Twitter, pois os jovens que protestam contra a falsificação do processo eleitoral pelo partido comunista, usam a rede de comunicação do micro – blogue twitter, para se comunicar e para mobilizar os activistas.

Entre outras notícias da Moldova: Chişinău oficial expulsou o embaixador da Roménia, acusando o país vizinho a instigar os protestos anticomunistas na capital. Os estudantes moldovos que estudam na Roménia são proibidos de voltar ao seu próprio país pelas autoridades comunistas, que parcialmente fecharam as fronteiras. Os membros da polícia ou serviços secretos vestidos à civil atacam os manifestantes, existem relatos sobre detenções ilegais e torturas.

O papel das novas tecnologias

Talvez um pouco inesperadamente, mas em Moldova, onde cerca de 25% da população activa está emigrada, trabalhando em vários países da Europa, as novas tecnologias jogaram o papel crucial na mobilização estudantil contra o regime.

Assim na rede do twitter, hoje o tópico (tag) mais popular é o #pman, que significa Piata Marii Adunari Nationale, a maior praça na capital da Moldova – Chişinău.

Os protestos começaram no Domingo, dia 6 de Abril, quando ONG’s juvenis HydePark e ThinkMoldova pediram jovens acender as velas, em protesto pacífico contra as eleições falsificadas. Mas muito rapidamente no centro da cidade se reuniram cerca de 10.000 jovens, que montaram o piquete em frente da Comissão Nacional de Eleições, palácio presidencial e outros edifícios governamentais.

Os manifestantes usam largamente as redes sociais como Twitter e Facebook, além de receber a informação que a TV romena proporciona em directo da praça Piata Marii. Para cortar a plataforma comunicacional dos manifestantes, as autoridades em Chişinău bloqueiam a rede móvel na praça, obrigando os activistas afastarem-se do local dos protestos, para poder fazer a actualização dos seus blogues e twitters através da tecnologia GPRS dos seus telemóveis.

Além disso, vários usuários, como imarin colocam os vídeos dos protestos no YouTube, muitos dos blogues estão ser actualizados em tempo real.

O poder do futebol

Na 25ª jornada do campeonato nacional da Roménia, no jogo entre Universitatea Craiova e Dinamo Bucureşti os futebolistas da Craiova entraram no campo com o banner "Alături de fraţii noştri din Moldova!" (Junto com os nossos irmãos da Moldova!) e os seus adeptos gritavam a palavra de ordem Li-ber-ta-te! (Liberdade!).
Fonte em inglês:
http://neteffect.foreignpolicy.com/posts/2009/04/07/moldovas_twitter_revolution

Ler mais sobre a situação em Moldova (romeno & inglês):
http://pman.cloudapp.net

Sem comentários: