domingo, março 22, 2009

Ucranianos na Síria

Já é um lugar comum dizer que em qualquer parte do mundo há pelo menos um ucraniano (um português, um polaco, um croata), enfim a gente cujas pátrias passaram pelos problemas económicos ou sociais, mas cuja gente gosta e sabe trabalhar.

A Diáspora ucraniana na Síria tem mais de 30 anos da história, é formada basicamente por sírios que estudavam na Ucrânia (ainda na época pré – independente), se casavam com as ucranianas e retornavam ao seu país de origem. Calcula-se que no país vive entre 3 à 5 mil ucranianos, maioria são as esposas ucranianas e os seus filhos. Geralmente, estas mulheres não trabalham, estando na dependência económica dos maridos. Mas também existem casos das mulheres – ucranianas profissionais: engenheiras, médicas, farmacêuticas, algumas até conseguem fazer a carreira.

As maiores comunidades ucranianas se encontram nas grandes cidades: Damasco, Aleppo, Homs, Latakia, Tartous, ucranianos residem nas zonas rurais. Mas a maior comunidade vive na segunda – maior cidade do país, Aleppo, essa comunidade tem entre 400 a 800 pessoas.

Após passar por certas turbulências, a vida cultural e comunitária da Diáspora ucraniana no país melhorou muito. Neste momento na cidade de Aleppo reabriu a escola sabática ucraniana, cujo funcionamento (incluindo os salários dos professores), é assegurado pelo Cônsul Honorário Geral da Ucrânia daquela cidade, Sr. Tamer Tunsi.

A abertura da escola sabática contou com o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano, sem esquecer o apoio decisivo do Embaixador da Ucrânia na Síria, Sr. Oleh Semenets.
A Comunidade ucraniana ainda não tem a personalidade jurídica, pois a legalização de uma ONG / Comunidade estrangeira, não é um processo fácil no mundo árabe. Por mesmas razoes não existem as informações mais detalhadas sobre a comunidade, já que não podemos esquecer a reserva habitual das pessoas, além disso, a Síria é um país muçulmano do partido único...

Por isso a comunidade ucraniana na cidade de Aleppo decidiu concentrar-se naquilo que realmente importa, a escola sabática. Neste momento a escola funciona nas instalações do Consulado Honorário Geral da Ucrânia da cidade. Naquele local são comemoradas as festas e feriados ucranianos, o Ano Novo, as festas escolares, etc. Os ucranianos também praticam as viagens colectivas aos locais históricos da Síria. A comunidade está criar o coro feminino, cujas participantes preparam as suas próprias vestes folclóricas. A Diáspora também está empenhada na formação da biblioteca, que no futuro será a base do Centro Cultural e Informativo Ucraniano.

Agradecemos a valiosa ajuda e colaboração na preparação desta artigo a Líder da Comunidade Ucraniana da Síria, a Professora da Cultura & Tradições Ucranianas na Escola Sabática, Sra. Alla Ivaxnjuk.

Ler mais (em ucraniano) & fotos:
http://novaxvylya.hmarka.net/ua/archive/2009/novyny106a.htm

1 comentário:

Anónimo disse...

É muito bom conhecer ucranianos que vivem em outros paises.
Fico pensando se eles são felizes aonde vivem. Rio Azul - Brasil