segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Ucrânia em português

Comunidade ucraniana no Brasil e em Portugal vira tema de livro

À convite do embaixador da Ucrânia em Portugal, Rostyslav Tronenko, um grupo de seis fotógrafos está rodando o estado da Paraná para contar um pouco da história da imigração ucraniana no Brasil. Em um segundo momento a equipe viajará a Portugal para registrar o dia-a-dia dos imigrantes que vivem lá. O resultado será o livro "Ucrânia em português", com fotografias e reportagens, além de uma exposição fotográfica que em 2009 passará por Portugal, Ucrânia e, finalmente, pelo Brasil.

Prudentópolis, a maior colónia de descendentes ucranianos fora do (seu) país, foi a cidade escolhida para o início do projecto. "Ficamos impressionados pela receptividade do povo e pela maneira como os costumes e a língua são tratados aqui", comentou, entusiasmado, Oswaldo Eustáquio Filho, um dos seis fotógrafos que compõe o grupo, que chegou à cidade serrana no dia 18 de Julho (de 2008). No primeiro final de semana, foram feitas imagens de dois casamentos na Igreja São Josafat, do Museu do Milénio (museu dos 100 anos da emigração ucraniana no Brasil), do grupo folclórico Vesselka, de moradores da Linha Nova Galícia e de uma festa de casamento à noite na Barra Bonita.
Para compor o time, Eustáquio Filho reuniu os fotógrafos Jonathan Campos, do jornal Gazeta do Povo; Luciano Sarote, um dos maiores talentos da nova geração da fotografia paranaense; Rafael Urban, repórter da Folha de Londrina; Sandra Volf, repórter da Gazeta do Povo, e Zaclís Veiga, professora de Fotografia da Universidade Positivo.
A ideia surgiu em uma visita que Eustáquio Filho fez com sua esposa, a jornalista Sandra Volf, a Portugal. Em Maio (de 2008), o casal apresentou a exposição "Beleza Ameaçada", sobre os índios no Paraná, em Torres Vedras, a 40 km de Lisboa. A abertura foi prestigiada por Rostyslav Tronenko, embaixador da Ucrânia em Portugal, que ficou impressionado com a qualidade das fotos. "E por isso convidei o Oswaldo para realizar esse trabalho. Penso que os ucranianos que vivem no Brasil têm muito a mostrar para os seus conterrâneos portugueses. Acima de tudo, os descendentes que moram no Brasil nos ensinam que é possível manter as tradições e ao mesmo tempo fazer parte da cultura do país que escolheram viver", comentou Tronenko. O objectivo do trabalho, idealizado pelo embaixador, é incentivar a manutenção da cultura ucraniana no país europeu que está ainda na sua primeira geração.

Assessoria de Imprensa:
41-8401-4095 – Oswaldo Eustáquio Filho
projetoucrania@gmail.com

Fonte:
http://imagememidia.blogspot.com/2008/08/comunidade-ucraniana-no-brasil-e-em.html

Sem comentários: