quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Recordar o Óscar ucraniano

Hoje, o actor ucraniano – americano, Jack Palance (nascido como Volodymyr Palahniuk em 1919 e falecido em 2006), faria o seu 90° aniversário.

Conhecido pela sua voz grave e uma cara enrugada de um “cowboy macho”, actor nasceu na cidade mineira de Hazle Township, estado de Pennsylvania. Os seu pais, Ivan e Hanna Palahniuk, vieram para os EUA da aldeia de Ivano – Zolote (província ucraniana de Ternopil). Ivan Palahniuk trabalhava como mineiro, mas também era o Secretário da sociedade ucraniana Prosvita (Educação) local.

Volodymyr também trabalhou como mineiro, antes de se tornar pugilista nos anos 1930. Combatendo com o nome de Jack Brazzo, Palance alcançou o recorde de 15 vitórias consecutivas, 12 deles pelo KO.

Durante a II G.M., Palance era o piloto de um bombardeiro B-24 Liberator. Numa das missões de treino, o avião de Palahniuk começou a ardeu, daí as marcas na cara do actor, que depois de várias cirurgias plásticas foi desmobilizado do exército em 1944.

Palahniuk foi graduado pela Universidade de Stanford em 1947 com o grão de Bacharel de Artes em Drama. Durante os anos de estudo, ele trabalhou como ajudante do cozinheiro, servente, vendedor de refrescos, nadador – salvador na praia de Jones Beach em State Park, também era o modelo profissional.

Careira cinematográfica

A sua carreira de actor começou no filme “O eléctrico chamado desejo”, onde ele era duplo de Marlon Brando. Em 1947, Palahniuk fiz a sua estreia no Broadway e três anos mais tarde, a sua estreia no cinema no filme Panic in the Streets (1950). Já no seu terceiro filme, Sudden Fear, ele recebeu a nomeação para o Óscar pelo papel de Lester Blaine. A sua segunda nomeação para o Óscar aconteceu em 1953, pelo papel de um destemido pistoleiro Jack Wilson em Shane.

Depois seguiram-se vários filmes western, embora Palahniuk também fiz papeis tão distintos e variados como de Dr. Jekyll e Mr. Hyde, Dracula, Attila, o Huno ou de Fidel Castro no filme Che! (1969).

Em 1957, Palahniuk ganhou o Prémio Emmy como Melhor Actor pelo papel de Mountain McClintock no filme Requiem for a Heavyweight de Rod Serling. Em 1963 Jean-Luc Godard escolheu Palahniuk para concatenar com Brigitte Bardot e Michel Piccoli no filme Le Mépris. Nos anos 1980, Palahniuk participou na série televisiva Ripley's Believe It or Not junto com a sua filha Holly Palance. No total, Volodymyr Palahniuk participou em 126 filmes e séries televisivas. Volodymyr Palahniuk ganhou o seu Óscar como Melhor Actor Secundário em 1992, pelo seu desempenho como cowboy Curly Washburn na comédia City Slickers (1991).

Orgulho de ser ucraniano

Palahniuk sempre tinha maior orgulho de ser ucraniano, em 2004 ele tinha recusado o prémio do festival “Noites Russas” em Los Angeles, porque os organizadores o anunciaram como “actor de descendência russa”. Sr. Palahniuk disse o seguinte: “I feel like I walked into the wrong room by mistake. I think that Russian film is interesting, but I have nothing to do with Russia or Russian film. My parents were born in Ukraine: I’m Ukrainian. I’m not Russian. So, excuse me, but I don’t belong here. It’s best if we leave”.

Quando um outro actor, o famoso Dustin Hoffman, no seu discurso afirmou que os seus antepassados são da “cidade russa de Kiev”, Volodymyr Palahniuk pediu que Hoffman estudasse melhor a geografia e a história dos seus antepassados.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Jack_Palance
http://www.ukrcdn.com/2009/02/18/remembering-jack-palance

Vídeo onde Palance / Palahniuk aos 73 anos faz várias flexões na 64ª cerimónia dos Óscares:
http://www.youtube.com/watch?v=g426J4Uh2m4

Ilustração UPD:
Quadro do Carlos Ruiz evocando a imagem do cowboy Palance / Palahniuk.

1 comentário:

Andrew disse...

Good post, make sure to watch a Palance movie this weekend in his honour!

Andrew
http://www.ukrcdn.com