domingo, fevereiro 15, 2009

Dia do Sto. Valentim em Belarus

A última ditadura europeia, o regime do Alyaksandr Lukashenka de Belarus, ordenou o ataque da polícia de choque contra os manifestantes pacíficos, que pretendiam manifestar o seu desejo de ver o país entre as nações livres da Europa.

Cerca de 100 activistas da juventude democrática “Frente Jovem” (Mlady Front), começaram uma marcha na praça de Yakub Kolas em Mensk (Minsk). Os jovens empenhavam as bandeiras da UE e da Belarus independente (branca e vermelha).

Após serem filmados pelos operadores de câmara da polícia, jovens foram brutalmente atacados pela polícia de choque, que arrancava as bandeiras, gritava palavrões, batia nos manifestantes e até nos jornalistas. Os manifestantes respondiam com a palavra da ordem “Fascistas!”

A brutalidade policial foi responsável em ferimentos do líder da “Frente Jovem” Zmitser Dashkevich. Mais tarde foram presos a porta – voz da “Frente Jovem”, Tatsyana Shaputska, o seu líder Zmitser Dashkevich e o activista Zmitser Yasevich. Os jornalistas consideram este ataque das forças de repressão, como um dos mais severos nos últimos 12 anos.

Ler mais em inglês e ver fotos @ "Nasha Niva":
http://www.charter97.org/en/news/2009/2/14/15094

Sem comentários: