quinta-feira, dezembro 18, 2008

Ucrânia publica o primeiro abecedário cigano da Europa

Na cidade ucraniana de Lutsk (província de Volyn), foi publicado o primeiro abecedário cigano (roma) de toda a Europa. O objectivo principal desta edição é a defesa da identidade dos romas ucranianos, que não possuem a escrita própria e, geralmente, usam o alfabeto do seu país de acolhimento.

Os autores do abecedário são líderes da ONG “Terne Roma”, casal Serhiy e Tatiana Hryhorychenko. Eles explicam que o abecedário editado na Ucrânia é único, pois está escrito em dialecto compreendido em cinco países da Europa. O próprio Serhiy Hryhorychenko, afirma entender cerca de 16 dialectos da língua cigana.

Abecedário dos romas é dividido em três partes. Primeiro é temático: meses, dias da semana, números, outros temas básicos. Segundo é o alfabeto dos romas, construído na base do alfabeto ucraniano. Terceiro: são contos mágicos (o mais original se chama: “Como o cigano salvou a vida do Jesus Cristo”) e a poesia.

A primeira tiragem, que custou cerca de 1.500 dólares (fundos da administração estatal e dos patrocinadores privados), foi de 1.000 exemplares.

Fonte:
http://www.zaxid.net/newsua/2008/12/11/143015

Bónus extra

Os fuzileiros navais da Ucrânia do batalhão especial aquartelado na cidade da Feodósia
http://www.youtube.com/watch?v=MzzgGdfsRaU

Fotos da Ucrânia dos anos 60 do século passado, da revista americana LIFE (atenção, em vez da Ucrânia, LIFE escreve “Rússia”, além disso, algumas das fotografias são mal datadas):
http://images.google.com/images?hl=en&q=ukrainians+source%3Alife

Sem comentários: