sábado, dezembro 27, 2008

Holodomor: exposição em União da Vitória

No dia 14 de Dezembro no Estado do Paraná (Brasil), foi inaugurada na igreja do Matriz de São Basílio Magno a exposição sobre o Holodomor, a Grande Fome artificial, implantada pelo regime soviético nos anos de 1932 – 1933 na Ucrânia.

Dom Daniel Kozlinski, bispo da Regional Sul da Eparquia Ucraniana no Brasil, idealizador da exposição, durante a homilia na celebração do último domingo, fez uma explanação geral sobre esta grande tragédia do povo ucraniano e de toda a Humanidade. Durante seu pronunciamento, Dom Daniel falou sobre a terrível realidade do confisco dos alimentos dos camponeses, que pereceram de fome e frio durante esta página negra da história mundial.

Os registros demográficos mostram claramente que durante os anos de 1932 e 1933 praticamente 10 milhões de pessoas pereceram na Ucrânia. Para termos uma noção da terribilidade desta quantia, é o mesmo que toda a população do Paraná desaparecesse no curto período de dois anos.

Toda a história desta tragédia está retrata em painéis em língua ucraniana (e com a tradução para o português) e mostra os factos chocantes sobre o Holodomor, milhares de mortes (constam citações oficiais de canibalismo, pais que mataram filhos para saciar a fome) A iniciativa é uma maneira de lembrar daqueles de morreram e um apelo para que nunca mais aconteça.

Hoje, o Governo da Ucrânia, apoiado pelas diversas organizações ucranianas da Diáspora vem lutando pelo reconhecimento mundial deste genocídio contra o povo ucraniano. A exposição está aberta diariamente até sexta-feira, a partir das 17:30h, na Matriz de São Basílio Magno.

por: Vilson José Kotviski
Porto União – SC
União da Vitória – PR

Publicado:
http://www.trembita.com.br/
http://www.pessoal.utfpr.edu.br/zasycki

Sem comentários: