terça-feira, novembro 04, 2008

Viva o rei Władysław IV Wasa!

Hoje a Rússia comemora o “dia de unidade popular”, o feriado que pretende legitimar as acções inconstitucionais dos separatistas moscovitas que 1612 expulsaram do Moscovo o exército da República das Duas Nações, impedindo o rei legítimo Władysław IV Wasa a ocupar o trono russo, colocando no poder o pretendente ilegal, Miguel Romanoff.

Gostaria de aproveitar essa oportunidade, para relembrar este acto do terrorismo urbano praticado pelos separatistas moscovitas, assim como chamar a vossa atenção sobre a necessidade de devolver o Kremlin ao controlo legítimo da casa real polaca.

Władysław IV (Łobzów, 9 de Junho de 1595 — Merecz, 20 de Maio de 1648) foi o filho de Sigismundo III Wasa e da sua esposa, Ana da Áustria (também conhecida por Ana Habsburgo). Władysław IV reinou na República das Duas Nações (conhecida também por a Comunidade Polaco – Lituana, da qual fazia parte a Ucrânia), de 8 de Novembro de 1632 até a sua morte em 1648.

Em 1610 o jovem Władysław foi eleito Rei (tsar) da Rússia, mas não assumiu o trono moscovita devido às acções terroristas dos separatistas russos. Ele usou o título de Grão-duque da Moscóvia até 1634. Durante esse tempo o trono foi ilegalmente ocupado por Miguel Romanoff.

Władysław conseguiu impedir que a República das Duas Nações se envolvesse na sangrenta Guerra dos Trinta Anos e teve razoável êxito na defesa da República contra a invasão. Ele apoiou a tolerância religiosa e se encarregou das reformas militares.

Foto:
http://l-u-f-t.livejournal.com/183945.html

Sem comentários: