sexta-feira, novembro 21, 2008

Rigas Sargi – Defensores da Riga

Nestes dias a Letónia está comemorando 90 anos da sua Independência nacional do Império russo, mas um ano depois, o país teve que se defender perante os novos invasores, as tropas do 2º Reich.

O filme “Rigas Sargi” (Defensores da Riga) é o projecto mais caro da história do cinema letão, mas também foi o mais bem sucedido, só entre 11 de Novembro à 19 de Dezembro de 2007, ele foi visto pelos 123.513 pessoas. “Rigas Sargi” tornou-se o esforço frutífero do realizador Aigars Grauba e produtor Andrejs Ekis de acabar com a “degradação do cinema nacional letão”.

A história do filme se desenrola durante a guerra entre a Letónia e a Alemanha em 1919, quando o exército germânico comandado pelo oficial monarquista russo Pavel Bermont (Girts Krumins), atacou a capital do país, cidade da Riga. Mas apesar do grande desnível entre as partes, apenas 11.000 defensores da cidade, contra 50.000 atacantes, Riga resistiu à invasão.

O herói principal do filme é uma personagem inventada, o bombeiro Martins (Janis Reinis), que no dia do seu casamento oferece-se como voluntário e vai à frente da batalha.

Via:
http://polar-bird.livejournal.com/317914.html

Ver a apresentação do filme:
http://www.youtube.com/watch?v=ZnQN2znzofA

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá! parabéns pelo blog!

Estou muito afim de assistir o filme Rigas Sargi ( sou descendente de letos )o tenho mas sem legenda!! gostaria muito de conseguir uma mesmo que em inglês/francês ou espanhol.

kcinat@yahoo.com.br

Unknown disse...

Também estou precisando da legenda.... Seria muito legal