segunda-feira, novembro 17, 2008

Holodomor será lembrado em Lisboa

As organizações representativas da comunidade ucraniana em Portugal, junto com a Embaixada da Ucrânia, têm a honra de convidar V. Excia., para participar no desfile comemorativo do 75º aniversário da Grande Fome da Ucrânia de 1932 – 1933 (Holodomor), em que cerca de 6 milhões de ucranianos foram exterminados pelo regime estalinista, devido à sua resistência à política de colectivização agrícola e ao apego pela cultura e tradições nacionais.

Nas últimas décadas, a comunidade internacional tem manifestado a sua solidariedade para com as vítimas do Holodomor, destacando – se a resolução do Parlamento Europeu, de 23 de Outubro de 2008, que o qualifica de “terrível crime contra o povo ucraniano e contra a Humanidade”.

A cerimónia terá lugar no dia 23 de Novembro, pelas 12h30. Começará com uma concentração na Praça Martim Moniz em Lisboa, onde haverá pequenos discursos e uma oração em memória dos vitimas do Holodomor.

13h30 Desfile pela Avenida Almirante Reis até à capela da Igreja Grego – Católica, São João de Arrois, na Rua Quirino da Fonseca, № 2 (junto à Praça do Chile).

14h30 Exibição do filme documental sobre o Holodomor na Igreja Grego – Católica.

Convidados: Embaixador da Ucrânia em Portugal, Sr. Rostyslav Tronenko, Deputados do Parlamento português, representantes da Igreja Grego – Católica Ucraniana e Igreja Ortodoxa Ucraniana (UPC), Presidente da Câmara Municipal de Lisboa Sr. António Costa, os historiadores portugueses que estudam o Holodomor, políticos portugueses e ucranianos.

Nas vésperas, no dia 22 de Novembro, nas escolas sabáticas ucranianas de Portugal será leccionada uma aula aberta, dedicada à problemática do Holodomor.

As acções semelhantes terão lugar na Austrália, no Brasil, Canada, EUA, Grã – Bretanha, República Checa e outros países onde existem as comunidades da Diáspora ucraniana.

A UCRÂNIA RECORDA!
Para receber mais informações ligue:
+351 967135885

1 comentário:

Unknown disse...

http://offspring2002.blogspot.com/2008/08/1932-1933.html A good film about Hunger in Ukraine.