quarta-feira, novembro 26, 2008

Cidadão que matou um polícia é inocente

Ontem, na Ucrânia, no tribunal da cidade de Kharkiv, pela primeira vez na história da Ucrânia independente foi inocentado o cidadão que matou um polícia.

As pessoas riam-se, abraçavam-se, diziam obrigado ao juiz e aos advogados. Volodymyr Tymoshenko, um dos advogados do acusado, disse que nuca viu o processo tão honesto e meticuloso em todos os aspectos, como este, em 15 anos da sua cooperação com o Ministério do Interior.

A tragédia aconteceu em Novembro de 2006. Tractorista Myhaylo Zhydenko (55 anos), teve uma desavença corriqueira com a sua vizinha por causa da horta. O filho desta, o empresário novo – rico, exigiu pedido de desculpas formal, caso contrário, prometia a vingança por parte dos bandidos ou dos polícias corruptos. Myhaylo negou pedir as desculpas e duas semanas mais tarde, apareceram no seu quintal dois homens vestidos à civil que começaram bater a ele e a sua esposa.

Mais tarde se soube que ambos os atacantes eram polícias. Percebendo, que os polícias corruptos podiam o matar, Myhaylo entrou em casa, levou a caçadeira e disparou contra um dos atacantes. Outro fugiu. A chefia da polícia local pretendeu fazer crer que o cidadão matou os agentes sem nenhuma razão para o tal. A investigação e a procuradoria apoiaram a versão da polícia.

Mas o juiz inocentou o Myhaylo Zhydenko que saiu em liberdade directamente da sala de audiências. O acórdão era lido durante 3h30. O juiz mencionou vários falsificações do processo, troca de depoimentos e até das provas materiais. Ele também ordenou a devolução dos haveres pessoais do Myhaylo, incluindo a sua caçadeira.

Os moradores da aldeia onde aconteceu a tragédia (mais de 50 pessoas), fizeram vários comícios em apoio ao tractorista, sempre declaravam a sua inocência e hoje consideram Myhaylo como o seu herói.

Fonte:
http://ax-libris.livejournal.com/166872.html

Sem comentários: