quinta-feira, outubro 09, 2008

Vela inapagável na Roménia

No dia 27 de Setembro de 2008, a União dos Ucranianos da Roménia, com ajuda dos órgãos romenos do poder local e do Consulado Geral da Ucrânia na cidade de Suceava, organizaram uma série de eventos para recordar o Holodomor ucraniano.

Na praça central de Suceava, em frente do Edifício da Cultura dos Sindicatos, foi celebrada a missa conjunta em memória das vítimas do Holodomor de 1932 – 1933.

Após a missa, teve o lugar o comício, com a participação activa do Cônsul Geral da Ucrânia em Suceava Sr. Yuriy Verbyckiy, os representantes da Embaixada ucraniana no país, políticos e autarcas romenos, representantes da comunidade ucraniana da Roménia.

Outro dos eventos dedicados ao Holodomor, foi a mesa redonda denominada “Holodomor de 1932 – 1933 na Ucrânia – a necessidade de condenação internacional”, que contou com a presença dos representantes do poder local e da sociedade civil romenos, a comunidade ucraniana da Roménia, os estudantes, representantes da imprensa, entre outros. Os participantes na mesa redonda aprovaram a resolução que manifesta a sua solidariedade para com o povo ucraniano nas comemorações do 75º aniversário do Holodomor e exorta o parlamento da Roménia juntar-se às vozes internacionais que já condenaram os crimes do regime estalinista na Ucrânia.

Fontes:
http://www.cons-ua.ro/hronika/hronika.htm
http://www.mfa.gov.ua/mfa/ua/publication/content/20213.htm

Sem comentários: