sexta-feira, outubro 17, 2008

“Vela Inapagável” em Moldova e Sérvia

No dia 29 de Setembro em Moldova teve o lugar a acção internacional “Vela Inapagável”, em memória das vítimas do genocídio perpetuado pelo Kremlin contra a nação ucraniana – Holodomor de 1932 – 1933.

Para assinalar o início da acção, foi celebrada a missa na Igreja Grego – Católica de Sta. Maria na cidade de Chişinău, a tocha simbólica foi passada dos ucranianos da Roménia, aos ucranianos da Moldova. Além disso, as comemorações estenderam-se à aldeia de Ocniţa, situada na fronteira entre a Moldova e a Ucrânia, onde desde 2003 funciona a escola ucraniana (59 alunos e 20 professores).

Os ucranianos presentes na cerimónia ouviram o depoimento do Sr. Ivan Ognystiy, um dos moradores mais velhos da aldeia. Em 1933, Sr. Ivan tinha 13 anos e se lembra de encontrar os ucranianos, que apareciam em Moldova (na altura a Roménia), pedindo pelo menos um pouco de pão...

Ler mais em ucraniano >>>

Na Sérvia as acções comemorativas tiveram o lugar entre os dias 8 à 12 de Setembro. A Sérvia foi a 24º país que acolheu a acção “Vela Inapagável”, sendo a organização do evento partilhada entre as comunidades ucranianas locais e o Conselho Nacional Ucraniano naquele país dos Balcãs.

Ler mais em ucraniano >>>

Fonte:
"A 4ª onda"
Organização Internacional Social dos Ucranianos
Notícias do estrangeiro, 14.10.2008

Sem comentários: