quinta-feira, outubro 09, 2008

Radiotelescópio da Ucrânia envia mensagens ao espaço

Um telescópio da Ucrânia está enviando nesta quinta-feira centenas de mensagens da Terra para um planeta a 20 anos-luz de distância, na esperança de fazer contacto com vidas extra – terrestres.

O radiotelescópio RT-70, da Agência Nacional Espacial Ucraniana, enviou 501 mensagens – entre fotos, desenhos e mensagens de texto. O equipamento, que fica na cidade de Eupatoria, é normalmente usado para monitorar asteróides.

O planeta Gliese 581C foi escolhido porque cientistas acreditam que ele tem condições de abrigar vida. Os organizadores acreditam que o pacote com mensagens chegará ao planeta Gliese 581C no começo de 2029. Qualquer resposta às mensagens – que foram colhidas através do site de relacionamentos Bebo – só poderão chegar à Terra por mais 40 anos.

A competição – intitulada “Uma Mensagem da Terra” – convidou os 12 milhões usuários para enviar recados para seres extraterrestres. Entre os temas das mensagens estão o meio – ambiente, política, paz mundial e relações familiares. As mensagens foram traduzidas em formato binário. Elas estão viajando trilhões de quilómetros no espaço em ondas de rádio.

Depois de serem enviadas às 9h da manhã (3h no horário de Brasília), o comandante da missão Oli Madgett disse que a mensagem "passou da Lua em 1,7 segundos, Marte em quatro minutos e deixará o Sistema Solar antes do pequeno almoço de amanhã".

Para o astrónomo Seth Shostak, de um instituto da Califórnia que busca vida inteligente em outros planetas, o facto de que os extraterrestres provavelmente não conseguirão entender a mensagem é irrelevante: “O objectivo pode simplesmente ser: bem, nós estamos aqui, nós somos espertos o suficiente para construir um transmissor de rádio”, disse Shostak à BBC. “Então, se alguém está lá fora e receber nosso sinal, eles pelo menos sabem que, na direcção do sistema estelar, deve haver um planeta com algumas coisas bem engenhosas nele.”

Fonte:
Radiotelescópio_da_Ucrânia_envia_mensagens_ao_espaço
Via:

Sem comentários: