terça-feira, outubro 14, 2008

Carta ao presidente Medvedev

Ao Presidente da Federação Russa
Sua Excelência Sr. Dmitri Medvedev


Excelência, Sr. Presidente,

O Congresso Mundial Ucraniano, organismo onde está filiada a nossa organização, está levar a cabo uma campanha internacional em 33 países ao redor do mundo, denominada «Vela inapagável», como parte do 75º aniversário de Holodomor na Ucrânia de 1932-1933. A acção é de natureza exclusivamente pacífica e é conduzida com a permissão expressa dos governos dos países de acolhimento. As actividades principais da acção são: liturgias e réquies comemorativos, vigílias de pesar, dedicadas às vítimas inocentes desta tragédia.

Nomeadamente, a Comunidade Ucraniana em Portugal, com a permissão do governo, que entende a tragédia do Holodomor na Ucrânia, realizou em quatro grandes cidades as actividades pacíficas durante os quatro dias de estadia da «Vela Inapagável» em Portugal.

Vivendo no país – membro da União Europeia, nos temos a plena garantia de preservar a nossa cultura e língua nacional. Tornou-se uma tradição que as autoridades locais, nos cedem gratuitamente as facilidades para celebração dos feriados nacionais ucranianos, locais para os estudos nas escolas sabáticas ucranianas.

Nos também mantemos os laços de afecto e apoio com os ucranianos nos diferentes países de acolhimento, preocupando-se com eles, pois somos um único povo.

Por isso, recebendo inúmeros relatos sobre as violações dos direitos humanos na Rússia, preocupamo-nos com o facto do que os cidadãos da Federação Russa de origem étnica ucraniana são vítimas dos entraves do poder político para o normal desenvolvimento da cultura nacional e da língua ucraniana na Rússia.

E por último: a exigência do Governo russo de proibir a acção pacífica «Vela inapagável» na Rússia, obriga nós a exortar à Vossa Excelência a respeitar os direitos humanos dos ucranianos na Federação Russa. Nomeadamente: o direito dos ucranianos na Federação Russa de manter e desenvolver a sua cultura, tradições e a língua nacional, além do direito de homenagear as vítimas inocentes do regime totalitário soviético dos anos 1917 – 1991 do século passado.

Atenciosamente,
pela Comunidade Ucraniana em Portugal
http://www.ukremigrantpt.ipsys.net

Os ucranianos de Moçambique subscrevem inteiramente a Carta, exigindo que o Estado russo para de violar os direitos constitucionais dos seus cidadãos de origem ucraniana.

1 comentário:

ELERITZ disse...

Olá! Acendi a "vela inapagável" no meu blog: http://divasinternational.blogspot.com/2008/10/senhora-ministra.html

Ze słowiańskim pozdrowieniem

Eleritz