quinta-feira, setembro 18, 2008

Cozinha ucraniana: Holodec

Ao pedido da Elizabete Elena Zulzke e do meu amigo de longa data Cláudio Zasycki, hoje traduzi essa receita ucraniana. Façam bom proveito e bom apetite!

Holodec, também conhecido como studenec ou holodne é um prato típico ucraniano.

Holodec (a carne fria em gelatina) é preparado com alho, cebola, folha de louro, pimenta preta, etc. Para o seu preparo serve a carne de vaca ou de porco, as mãos / pernas de vaca / porco ou a carne de galinha, pato, peru, etc. É servido com a raiz – forte (armorácia), mostarda e vinagre.

Modo de preparar: cozinhar cerca de 04 horas no lume brando, até que a carne se separe dos ossos. Depois a carne limpa-se, separa-se dos ossos e coloca-se nos pratos. Na mesma água onde cozinhou-se a carne, coloca-se o alho, sal qb, ferve-se e retira-se do fogo. Deixa-se arrefecer o caldo, retira-se o excesso de gordura, filtra-se com ajuda de gasé (ligadura) e depois “despeja-se” nos pratos com a carne. Os pratos se tapam e se colocam num local frio (geleira, congelador).

Após o caldo se transformar em gelatina o prato é pronto para ser servido.

p.s.
Na Roménia o Holodec chamam de racitură.

Fonte:
Prato ucraniano Holodec ou holodne (em ucraniano)

255 receitas da cozinha ucraniana (em ucraniano)
http://ukrfoto.net/kitchen.htm

3 comentários:

elizabete elena disse...

Boa tarde.
Meus agradecimentos aos Srs. Durski Júnior e Claudio Zasycki, o primeiro pela tradução e ao segundo pelo empenho em atender meu pedido.
Mas minha dúvida permanece, ou seja,a quantidade de água a ser usada no cozimento (para cada quilo de carne).
Obrigada,
Elizabete Elena Zulzke (avós maternos: Maria Grabovski e Jacob Checann)

Jest nas Wielu disse...

Estimada, Elizabete Elena,

a tradução não é do Sr. Durski Júnior, mas é minha :-)

a quantidade de água a ser usada no cozimento: não sei a quantidade exacta, só terá que ser suficiente (isso quer dizer, imagina que ter que cozer a carne durante durante 04 horas), se precisar, acho que pode-se acrescentar.

att.,
jnw

Anónimo disse...

Boa tarde, estive ler a receita de Holodec e queria responder a pergunta de Elizabete Elena Zulzke Holodec precisa cozer na panela grande e agua tem que ser 5 dedos assima de carne. E sempre antes de por no prato eu ponho um pouco no copo e levo ate o frigorifico a ate ver se fica como a gelatina se nao fica entao nao tem outro remedio do que por um pouco de gelatina incolor.