sexta-feira, agosto 29, 2008

Ucrânia: Explosão de paiol militar

A explosão de um paiol militar na Ucrânia, na região de Kharkiv, provocou um incêndio intenso que está a ameaçar a cidade mais próxima, Lozova(ya).

O pessoal militar que trabalhava na instalação foi retirado, disseram os ministros da Emergência e da Defesa. Não houve baixas.
Segundo as mesmas fontes governamentais, a situação é “muito séria” e cerca de 18.000 já foram evacuadas da cidade de Lozova e arredores, – informou o vice – governador provincial, Sr. Serhiy Storozhenko.
A explosão foi provocada por um fogo numa floresta próxima do paiol. Os fortes ventos que se fazem sentir na região impediram os bombeiros de controlar as chamas e evitar o pior. O paiol continua em chamas, explosões estão dar-se até agora. Teme-se que os estilhaços podem atingir as pessoas numa distância de até 5 km. Até agora foram feridos sem muita gravidade duas pessoas, ambos militares.

Neste momento os militares sapadores e o corpo de salvamento estão proceder o levantamento da situação no terreno, Ministro das Situações de Emergência, Volodymyr Shandra sobrevoo o território atingido.

O paiol em Lozova é o 61º paiol do Comando Operativo do Sul do Exército da Infantaria da Ucrânia, a sua extensão é de 494 hectares. Pelos dados do Ministério da Defesa da Ucrânia, o paiol continha cerca de 95 mil toneladas de armamento, incluindo obuses de canhão, minas de 80 mm, obuses reactivos de 150 mm, entre outros.
Vivem 64 mil pessoas em Lozova.

Fonte:

Sem comentários: