segunda-feira, agosto 18, 2008

Ucrânia apoia a Geórgia

Na capital ucraniana, cidade de Kyiv, decorreu a acção da iniciativa pública: “Army of Liars” (Exército dos mentirosos).

No sábado, dia 16 de Agosto, uma marcha denominada “Army of Liars” tomou conta do centro da cidade, avenida Hreshatyk. Os participantes chamavam atenção pública sobre os factos da desinformação dos cidadãos pelos média russos.

Os participante da marcha representavam de maneira alegórica a imprensa russa como “exército de mentirosos”, os bonecos nas mãos do Kremlin. Como tal, eles tiveram o traço comum: longos narizes do Pinóquio. Os activistas da manifestação distribuíam os panfletos com “Vocabulário político – militar georgiano – russo”, que é actualmente usado pela imprensa russa: “agressão” = “forçar a paz”, “soldados georgianos” = “assassinos em uniforme militar”, etc. Os “pinóquios” russos também carregavam os cartazes e gritavam as palavras de ordem, retirados do famoso livro 1984 do George Orwell.

Guerra é a Paz
Liberdade é a Escravidão
Ignorância é a Força


Embora as operações militares russas na Geórgia oficialmente estão terminados, a desinformação em larga escala continua presente nas televisões, jornais e Internet. “A bala mata um, enquanto a mentira assassina milhões”, - disse Dana Vershagina, uma das organizadoras desta iniciativa.

“A atenção especial também tem que ser prestada aos órgãos ucranianos de comunicação social irresponsáveis, que na maioria dos casos usam as fontes russas, que transmitem os pontos da vista russos para o público ucraniano. E estamos a falar de um país que ameaça directamente a Ucrânia com uma agressão militar”, - afirmou Andriy Horbal, outro activista do evento.

“Apelamos a todos os jornalistas, editores dos jornais, das estações da rádio, canais da TV da Ucrânia: grande responsabilidade sobre o futuro da Ucrânia está nas suas mãos. Depende de vocês o que o público ucraniano saberá – verdade ou desinformação do Kremlin”, - frisou Nazar Grynyuk, um dos responsáveis do evento.

Contactos:
Dana Vereshchagina: +380 66 147 7368
Andriy Horbal +380 97 223 3204

Fotos: Nazar Grynyuk
http://horbal.livejournal.com/73093.html

Mais fotos do evento:
Agência Delfi: http://foto.delfi.ua/album/1180/
Agência UNIAN: http://photo.unian.net/ukr/themes/8951
Banderivka: http://banderivka.livejournal.com/298907.html

P.S. No sul da Ucrânia, na cidade portuária de Odessa, neste sábado, dia 16 de Agosto, também teve o lugar uma manifestação popular em apoio a Geórgia. Os manifestantes tinham cartazes com dizeres: “Não à guerra”, “Geórgia é unida e indivisível”, “Paz à maneira de Kremlin”.

Mais fotos:
http://elenayaschenko.livejournal.com/98792.html

Sem comentários: