segunda-feira, agosto 11, 2008

Russos bombardeiam aeroporto internacional de Tbilisi

Aviões russos bombardearam hoje os radares do aeroporto internacional de Tbilisi, “danificando-os ligeiramente”, bombardeando igualmente a cidade de Gori, no centro da Geórgia, anunciou o Ministério georgiano do Interior.

“Os russos bombardearam os radares do aeroporto internacional de Tbilisi. Os radares ficaram ligeiramente danificados, mas o aeroporto continua a funcionar normalmente”, indicou à televisão o porta-voz do ministério do Interior, Chota Outachvili. Segundo a mesma fonte, “dezenas de aviões militares russos bombardearam alvos civis em Gori”.

Gori é a segunda maior cidade georgiana mais próxima da região separatista pró-russa da Ossétia do Sul, na Geórgia, onde desde quinta-feira prosseguem os combates entre as forças russas e georgianas.
Ainda segundo um comunicado do ministério georgiano dos Negócios Estrangeiros, mais de 50 aviões das forças russas chegaram a sobrevoar o território georgiano e Tbilisi, a capital, foi alvo de bombardeamentos.
“As acções da Federação da Rússia não colocam exclusivamente em perigo as vidas de cidadãos da Geórgia, mas convidados estrangeiros de alta patente”, escreveu o ministério, num ponto da situação às 08h21 (05h21 em Lisboa).
Reunião com a NATO

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Geórgia, Eka Tkeshelashvili, reúne-se entretanto, esta terça-feira, em Bruxelas, com o secretário-geral da NATO, Jaap de Hoop Scheffer. "A ministra georgiana dos Negócios Estrangeiros estará presente numa reunião do Conselho Organização do Tratado do Atlântico Norte", a mais alta instância da NATO, presidida por Jaap de Hoop Scheffer, adiantou a porta-voz.

O secretário-greral da NATO lamentou domingo "o uso desproporcionado da força" na Geórgia e reiterou o seu apelo a um cessar-fogo "imediato". Os chefes da diplomacia dos países da União Europeia UE deverão reunir-se quarta-feira em Bruxelas para tentar encontrar uma solução comum para o conflito entre russos e georgianos.

Fontes:

Sem comentários: