terça-feira, agosto 26, 2008

Pombos e falcões da imprensa russa

Parece que a imprensa generalista russa, estimulada pela “guerra de cinco dias” (também conhecida como a operação de “forçar a paz” na Geórgia), decidiu voltar a velha terminologia da guerra fria, onde os capitalistas sempre eram apelidados de “falcões”, mas, alegadamente, se “mascaravam” de “pombos da paz”.

Outrora o diário respeitável, o jornal “Izvestia”, publicou recentemente um pequeno artigo da autoria do seu analítico internacional, Sra. Victoria Leblan, intitulado “Pombinha vira – casaca”, sobre a Secretária do Estado norte – americano, Sra. Condoleezza Rice.

Eis são alguns trechos mais esclarecedores:

— A Secretária do Estado norte – americano, Condoleezza Rice [...] saindo do encontro dos ministros de Negócios Estrangeiros dos países da NATO em Bruxelas deixou cair as penas da “pomba da paz” [...] foi urgentemente a Varsóvia assinar o acordo sobre o sistema de defesa anti – míssil (National missile defense). Desta vez na qualidade do “falcão”.

— A Secretária do Estado norte – americano, Condoleezza Rice está emagrecendo abruptamente. É pouco provável que estamos falar da má nutrição crónica ou falta de apetite por causa dos acontecimentos na Geórgia. Será que esta dama envelhecida e solitária presenciou poucos conflitos locais? Ela, por acaso, não é alheia ao coquetismo: senhora Rice gosta de ajeitar as alcinhas da sua roupa interior durante as negociações com os homólogos – homens, incluindo o ministro russo Sergei Lavrov.

— “Condoleezza e seu patrão George Bush”, [...] “o casalzinho doce”, [...] “a diarreia verbal”, [...] “a menina Rice ultrapassou o limite mitológico aceitável”, [...] “a vaca, na pior das hipóteses”.

— Rice é um típico "pombo vira – casaca". Ou Jano de duas caras.

Fonte:
http://www.izvestia.ru/world/article3119647
p.s.
Nos comentários ao artigo, os cibernautas russas foram menos “coniventes” com o “imperialismo americano”, afirmando, entre outras coisas, que “uma preta daqueles não vale nada”, pois não excita os patriotas moscovitas.

Sem comentários: