sábado, agosto 16, 2008

Manifestação em Washington DC

Enquanto aumentam as vozes contra a invasão da Geórgia e contra o uso desproporcional da força pelo exército russo, eis as últimas informações sobre o conflito, alem dos relatos informativos, vindos da zona da guerra:

1. Na capital americana, Washington D.C., teve lugar a manifestação de apoio à Geórgia e pela retirada imediata das forças russas do país. A manifestação foi convocada pelas organizações civis georgianas, com a participação dos cidadãos arménios, americanos, georgianos, polacos, lituanos e ucranianos, entre outros.

1. O exército russo dinamitou e destruiu a única ponte rodoviário – ferroviária entre as cidades georgianas de Grakali e Metekhi, que ligava a leste e oeste da Geórgia.

2. A jornalista da televisão Aljazera, Hoda Abdel Hamid, reporta a destruição das facilidades navais da Geórgia pelo exército russo no porto de Poti. Os russos não apenas afundaram e destruíram 06 navios de guarda – fronteira georgiana, mas neste momento estão a ... roubar (!), as lanchas rápidas e outro equipamento militar georgiano.

3. Existe a informação sobre os raptos múltiplos dos cidadãos georgianos, em primeiro lugar das camadas mais vulneráveis e indefesos, como mulheres, cidadãos de terceira idade e até os sacerdotes e a sua transferência forçada em direcção da cidade de Tshinvali (capital separatista). Teme-se que as forças russas em combinação com os separatistas podem cometer o crime de passar estes cidadãos georgianos pelos moradores da Ossétia do Sul. Já que a Rússia falou em 2.000 mortos e até agora existem os relatos de apenas 44 corpos dos ossetinos, entre militares e civis. Obviamente, seria um crime horroroso, horrível, não gostaria acreditar que isso é possível no século XXI. Mas não encontro nenhuma outra explicação porque os “pacificadores” russos raptam as populações civis georgianas, levando-as à Ossétia do Sul.

4. Os jornalistas turcos foram alvo de tiros das forças russas na entrada para a cidade de Tshinvali.

Mais informações:
http://english.aljazeera.net/news/europe/2008/08/200881615725326514.html
http://english.aljazeera.net/news/europe/2008/08/200881661553363979.html
http://www.hrw.org/english/docs/2008/08/13/russia19620.htm

Fotos da manifestação em Washington D.C.
http://budamax.livejournal.com/26353.html

Sem comentários: