quinta-feira, agosto 14, 2008

Geórgia volta a controlar cidade de Gori

Geórgia volta a controlar cidade de Gori após retirada russa

A cidade de Gori, situada no centro da Geórgia e perto da república separatista da Ossétia do Sul, voltou ao controlo das forças georgianas depois das tropas russas terem partido abandonando assim as suas posições naquela cidade.

A Geórgia voltou ao controlo da cidade de Gori após as tropas russas terem abandonado as suas posições, segundo anunciou já hoje o ministério do Interior georgiano.
O porta-voz do ministério do Interior, Chota Outiachvili, anunciou que "os russos começaram a retirar as suas tropas” e que “a polícia e as forças especiais georgianas estão a retomar o controlo" da cidade de Gori.
Entretanto, um jornalista da Agência France Presse, que entrou hoje em na cidade de Gori integrando uma coluna de cerca de 20 veículos da polícia que transportavam elementos do exército, afirmou ter visto um blindado e soldados russos num posto de controlo à entrada da cidade.
Também segundo habitantes de Gori, que ontem foram obrigados a fugir da localidade, a cidade sofreu pilhagens e violência quando as tropas russas entraram na cidade conjuntamente com forças da Ossétia do Sul.
Sarkozy recebe garantias de Medvedev
O presidente francês Nicolas Sarkozy "recebeu do presidente russo Dmitry Medvedev a garantia de que a Rússia vai respeitar os compromissos assumidos" no âmbito do acordo de seis pontos estabelecido ontem pelas autoridades russas e georgianas.
O compromisso foi anunciado pelas autoridades francesas em comunicado e veio colocar alguma calma na comunidade internacional quanto ao efectivo cumprimento por parte da Rússia do cessar-fogo estabelecido com a Geórgia.
A garantia de que a Rússia irá respeitar os compromissos assumidos foi dada por Medvedev após uma longa conversa ao telefone com o presidente francês Nicolas Sarkozy. Ao mesmo tempo que esta garantia era anunciada, o porta-voz do Eliseu comunicava ainda que hoje será realizado um encontro entre Sarkozy e a secretária de Estado norte-americana, reunião que irá ter lugar no Fort de Brégançon e onde irá ser discutida a crise russo – georgiana.

Fonte:
http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=358845&visual=26&tema=2

Vídeo:
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=358864&tema=31

Foto: Pavel Wolberg, EPA

Sem comentários: