quarta-feira, agosto 13, 2008

Geórgia: os tanques russos à caminho de Tbilisi

Os correspondentes da agência francesa AFP informaram que a coluna militar russa com cerca de 60 veículos, incluindo os tanques, blindados e camiões, foi detectada à 10 km fora da cidade de Gori, no caminho para a Tbilisi.

Pela informação da AFP, os militares russos agitavam as bandeiras da Rússia e gritavam: “Tbilisi! Tbilisi!

O Chefe do Conselho da Segurança da Geórgia, Alexander Lomaia também disse que os tanques russos entraram em Gori e que na cidade foram registados os actos de pilhagens, perpetuados pelos militares.

A estação da rádio “Eco de Moscovo” informou, citando as fontes no ministério da defesa da Geórgia, que a coluna militar russa acabou por sair da estrada Gori – Tbilisi e retornou ao território separatista da Ossétia do Sul.

Antes, a CNN já tinha informado, que parecia que a coluna militar russa pretendia ocupar a base georgiana de Uplistsikhe (situada à uma distância de 10 km da cidade de Gori) e abandonada pelo exército georgiano.

Existe a informação que os separatistas, conjuntamente com as forças russas ocuparam a hidroeléctrica no rio Inguri, aprisionando os três polícias georgianos que guarneciam o local. As fontes georgianas informam, que as forças russas tem os planos de ocupar militarmente e passar para o controlo separatista, as aldeias georgianas de Pahulani, Muzhava e Chale, localizadas na margem direita do rio Inguri.

Fontes:
http://edition.cnn.com/2008/WORLD/europe/08/13/georgia.russia.war/index.html
http://a-ingwar.blogspot.com/2008/08/blog-post_8427.html

Na foto: o Presidente Ucraniano Viktor Yushchenko no comício em apoio ao Presidente Mikael Saakashvili, cidade de Tbilisi, 12.08.2008, http://www.president.gov.ua/en/news/10928.html

Presidente ucraniano:A Geórgia é independente e independente sempre será!”

Sem comentários: