terça-feira, agosto 12, 2008

Geórgia deixa a CIS

A Geórgia decidiu abandonar oficialmente a Comunidade dos Países Independentes (CIS), também denunciou o acordo sobre a operação da paz em Abecásia e proclamou a Abecásia e a Ossétia do Sul como “os territórios ocupados”, - informou o Presidente Saakashvili, no comício em frente do Parlamento nacional.

“Nos estamos definitivamente separar-nos da União Soviética. A URSS nunca cá voltará”, - disse o Presidente, aplaudido pela multidão.

O Presidente Saakashvili também exortou a Ucrânia e outros países – membros deixar a organização.
“A nossa decisão de denunciar a missão da paz em Abecásia já foi comunicada aos EUA e outros líderes mundiais. A nossa decisão é de declarar o exército russo na Abecásia de exército de ocupação e a Abecásia e Ossétia do Sul como os territórios ocupados”, - declarou Mikael Saakashvili.
“Nenhum georgiano terá descanso, até último ocupante deixar o solo da Geórgia”, - frisou o Presidente.

No entanto, apesar da decisão pública tomada pelo presidente Medvedev de parar a ofensiva militar, durante o dia 12 de Agosto a aviação russa bombardeou as cidades georgianas de Gori, Khashuri, Agara, Kaspi, as aldeias de Tkviavi, Ruisi, Sakorintelo e Sveneti. A aviação militar russa também bombardeou o oleoduto Baku-Tbilisi-Ceyhan.

Na cidade de Gori em resultados dos bombardeamentos estão arder os edifícios da Universidade, dos Correios e do Hospital.

O MNE georgiano informa que em resultado dos bombardeamentos da cidade de Gori, hoje morreram vários moradores civis, incluindo uma criança e um jornalista holandês. Outra vítima mortal é o médico militar.

Fontes:
http://www.newsgeorgia.ge/geo1/20080812/42303035.html (em georgiano)
http://www.newsgeorgia.ru/geo1/20080812/42303137.html (em russo)

Sem comentários: