terça-feira, agosto 12, 2008

Geórgia abateu mais dois aviões russos

A agência Reuters informa, que hoje o vice – chefe do Estado – Maior do exército russo, Anatoliy Nogovicyn, confirmou que até a data o exército da Geórgia já abateu quatro aviões russos (os georgianos falam em 12 aparelhos).

Antes a Rússia tinha reconhecido que os sistemas de defesas aéreas da Geórgia abateram um Su-25 (Frogfoot pela classificação da NATO) e um Tu-22 (Blinder), usando para o efeito os complexos de mísseis C-200 (SA-5 «Gammon»).

O canal de TV georgiana “Rustavi 2”, informou que foram capturados dois pilotos russos, que bombardeavam a cidade de Gori, o coronel Igor Zinov e o major Vyacheslav Malkov, que neste momento estão internados no hospital de Gudushauri. Informa-se também que o piloto – aviador, Igor Rzhavitin, morreu.

A Ucrânia evacuou os seus militares da Geórgia

A Ucrânia evacuou 21 militares da Geórgia, que estavam no país para participar em exercícios militares internacionais. O Presidente da Ucrânia enviou o avião militar An-74, que no domingo evacuou da Geórgia quase todo o pessoal militar ucraniano. Neste momento no país ficaram apenas dois observadores militares da missão da ONU.

O gabinete da imprensa do Governo ucraniano também informou que o Gabinete dos ministros decidiu enviar à Geórgia três aviões para a evacuação dos cidadãos ucranianos que se encontram naquele país, todos eles voltarão à Ucrânia nesta terça – feira.

O Presidente da Ucrânia pretende visitar a Geórgia

Hoje, dia 12 de Agosto, o Presidente da Ucrânia, Viktor Yushchenko planeia visitar a Tbilisi para oferecer a ajuda à Geórgia, colaborando na resolução do conflito. A visita é planeada na companhia dos presidentes da Estónia, Lituânia e Polónia, além do primeiro – ministro da Letónia.

A presidência ucraniana vê esta missão conjunta dos chefes do Estado como a quota parte da comunidade internacional, na defesa e garantias de integridade territorial e soberania da Geórgia independente.

Fontes:
http://www.reuters.com/article/newsOne/idUSL768040420080812
http://www.president.gov.ua/news/10909.html

Mais fotos da Geórgia:
http://www.reuters.com/news/pictures/slideshow?collectionId=2126&galleryName=News

P.S.
Parece que a guerra vai parar, Reuters informa que presidente Medvedev deu a ordem para parar a ofensiva militar russa:
http://www.reuters.com/article/newsOne/idUSL768040420080812

Sem comentários: