quinta-feira, agosto 14, 2008

Georgianos manifestam-se em Lisboa contra a guerra

Em Lisboa, algumas dezenas de georgianos manifestaram-se esta quarta-feira junto à embaixada & consulado da Rússia. Acusaram as autoridades de Moscovo de genocídio e pediram a intervenção da União Europeia para pôr o fim da intervenção russa. Para hoje está marcado novo protesto no mesmo local.

Os georgianos que vivem em Portugal encaram o conflito no seu país como muita preocupação e manifestam o seu total apoio ao presidente Mikheil Saakashvili. Lali Afánáchevili, professora de piano em Vila Franca de Xira, contou à TSF que tem passado os dias a ver as imagens na televisão e, ainda que à distância, a apoiar o presidente da Geórgia.

«Todos estamos com o presidente», que é «muito boa pessoa», disse a georgiana, frisando que a Rússia está «sempre a querer entrar no país».

Lali Afánáchevili mostrou-se, no entanto, optimista que a situação na região volte ao normal, ainda que devagar, acrescentando esperar que a Rússia respeite o apelo da comunidade internacional para baixar as armas.

Fonte & áudio:
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=978908

Vídeo:
http://www.publico.clix.pt/videos/?v=20080813181647&o=1
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=358814&tema=27

Guerra na Geórgia – relato na primeira pessoa

Em serviço especial para a TSF, o jornalista do Diário Económico, Luís Rego, acompanha o desenrolar do conflito na Ossétia do Sul e na Geórgia, que opõe forças georgianas e militares da Rússia. Ouça aqui os relatos feitos pelo jornalista ao microfone da TSF

3 comentários:

Anónimo disse...

sou georgiano estou ca em portugal ja 3 anos.....russos sempre eram occupantos e assasinos ..mentalidade deles na saiam de guerra...mas GEORGIA vai mostrar o todo mundo que podemos a manter liberdade e democracia ate mundo existe...

Jest nas Wielu disse...

Olá, Irakli,
deixe aqui algum contacto seu para podermos falar directamente sobre a cooperação entre as nossas duas comunidades.

Preciso de coordenados (e-mails) dos georgianos em Portugal, não sei se vocês tem alguma comunidade organizada.

Viva a Geórgia!

Anónimo disse...

sou presidente da associação apoio aos Georgianos em Portugal... Nosso e-mail é associação.aagp@yahoo.com obrigado