terça-feira, julho 01, 2008

Hipopótamo ucraniano faz 50 anos

No dia 30 de Junho, a hipopótama ucraniana, Bresta teve honras de uma festa. O jardim zoológico de Kyiv comemorou o aniversário da fofinha de duas toneladas, que completou 50 anos da vida.

Bresta nasceu em 1958 em cativeiro no zoo de Munique. Daí foi oferecida ao zoo de São Petersburgo, desde 1973 vive em Kyiv. Nem todo o jardim zoológico tem condições adequadas para manter o hipopótamo, alem de comer muito, animal precisa de muitos cuidados com ambiente e água.

No dia dos seus anos Bresta recebia variadas prendas: cenoura, beterraba, maça, laranja, banana e pêra. Bresta sente-se bastante jovem e cheia de forças. Existe apenas um senão, durante toda a sua vida na Ucrânia, ela nunca conseguiu engravidar, embora já viveu “maritalmente” com um companheiro masculino.

Geralmente, hipopótamos vivem na natureza até os 30 – 40 anos, no cativeiro um pouco mais. O recorde absoluto é da hipopótamo da Nova Iorque, este viveu 58 anos e 9 meses. No zoo da cidade ucraniana de Kharkiv, a hipopótama, Masha viveu até aos 47 anos, mas conseguiu dar luz à alguns filhotes.

Fonte:
http://www.pk.kiev.ua/city/2008/07/01/092620.html
Fotos:
© AP Photo / Yefrem Lukackiy /Scanpix

Sem comentários: