segunda-feira, junho 30, 2008

Viktor Yushchenko: “Fui envenenado”

Viktor Yushchenko diz que não restam dúvidas de que foi envenenado. O Presidente da Ucrânia revela que pediu oficialmente à Rússia a extradição de três pessoas envolvidas na tentativa de assassinato de que foi vítima em 2004. O convidado do Sociedade das Nações acredita que ao tornar público o processo pode ajudar na prevenção de casos futuros.
"Diria que estamos a aprender a viver como dois estados independentes, que se respeitam mutuamente" refere Viktor Yushchenko a propósito das relações entre a Ucrânia e a Rússia.
O Presidente ucraniano aponta a integração europeia e euro – atlântica como prioridades da política externa de Kiev (Kyiv). "Os nossos vizinhos têm que aprender a respeitar as nossas opções", defende Yushchenko. O Presidente da Rússia, Dmitry Medvedv, advertiu recentemente a Ucrânia e a Geórgia para graves consequências que poderiam advir da adesão dos dois países à NATO.
Nesta entrevista, Yushchenko comenta as mudanças que ocorreram na Ucrânia desde a "Revolução Laranja" de 2004. O convidado do Sociedade das Nações destaca a liberdade de imprensa e expressão e a dinâmica económica alcançada.

Ver entrevista na integra:
http://sic.aeiou.pt/online/scripts/2007/VideoPopup2008.aspx?videoId=%7b574B6E1F-1238-42E0-995B-2734C28461F2%7d

1 comentário:

P.Charmant disse...

Olá! Estive a pesquisar umas coisitas sobre a Ucrânia e dei de caras com este site interessantissimo! Eu tenho 17 anos, sou português, a minha namorada é ucraniana, mas vive no Canadá. Já sei ler muitas coisas em ucraniano que ela me ensinou, paesar de não saber o que esto a ler xD. Eu contacto com algumas amigas dela que estão na Ucrânia e isso faz-me sentir mais europeu. Era então com esta introdução, te venho dizer que estou muito entusiasmado por vir aqui ver notícias da Ucrânia :D Um abraço!