terça-feira, junho 24, 2008

Viktor Yushchenko em Portugal 2

Presidente da Ucrânia inaugura Avenida da Ucrânia em Lisboa (conjuntamente com o presidente da Câmara António Costa), encontra-se com Dr. Cavaco Silva (23.06), Eng. José Sócrates (24.06) e com a comunidade ucraniana, dá entrevista para o programa da SIC Notícias Sociedade das Nações (jornalista Nuno Rogério) e para jornal Público (jornalista Dulce Furtado)

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, recebeu, no dia 23 de Junho, nos Paços do Concelho de Lisboa, o Presidente da República da Ucrânia, Viktor Yushchenko, em visita oficial ao Portugal. O dia ficou também marcado pelo descerramento da placa toponímica que assinala a Avenida da Ucrânia, em Chelas.
A cerimónia iniciou-se com a formação em parada da Guarda de Honra, a um batalhão da GNR com Bandeira e Fanfarra, que, com a chegada do Chefe de Estado ucraniano, prestou as honras militares e executou os Hinos Nacionais de Portugal e da Ucrânia. Após a Saudação à Bandeira Nacional e a revista à Guarda de Honra, Viktor Yushchenko e António Costa, bem como a comitiva ucraniana e a vereação lisboeta, dirigiram-se ao Salão Nobre, onde eram aguardados pelos representantes do Corpo Diplomático acreditado em Lisboa e por numerosos cidadãos da comunidade ucraniana radicada em Lisboa, incluindo um grupo de crianças com trajes ucranianos.

O autarca proferiu um discurso de boas vindas, manifestando a honra deste acolhimento e salientando o papel que a comunidade ucraniana tem na vida da cidade, pois “constitui um exemplo bem vivo da muito valiosa contribuição dos seus cidadãos para o dia-a-dia do país de acolhimento, no trabalho e na escola, onde muitas crianças ucranianas estão entre as que melhores notas obtêm, incluindo na disciplina de Português”. Como sinal de reconhecimento por este papel o edil lisboeta manifestou o “interesse em manter e reforçar os laços de cooperação e amizade luso - ucranianos, atribuindo o nome do país a um arruamento da cidade”.
Agradecendo as palavras de boas vindas de António Costa, mostrando-se visivelmente agradado com a alusão às crianças ucranianas, Viktor Yushchenko passou em revista as relações bilaterais luso – ucranianas, que considerou importantes no prosseguimento dos dois objectivos estratégicos daquele país: a adesão à NATO, por forma a garantir a soberania e independência que esta nação tantas vezes viu negada pelo concerto das nações, e a adesão à União Europeia, fundamental “para que a Europa possa verdadeiramente falar a uma só voz”. A este respeito, o Presidente da Ucrânia considerou o incremento das relações bilaterais entre os dois países dos extremos da Europa (entre “o mais oriental e o mais ocidental dos países europeus”) como exemplares.
Depois de agradecer uma vez mais o acolhimento de Lisboa à comunidade ucraniana, que em breve disporá de um centro cultural na cidade, o estadista recebeu de António Costa a Chave da Cidade e assinou o Livro de Honra, após o que ambos se dirigiram à zona de Chelas para o descerramento da placa toponímica que fica a assinalar a nóvel Avenida da Ucrânia. Antes de, conjuntamente, descerrarem a placa, ambos dirigiram palavras de agradecimento e encorajamento aos numerosos cidadãos ucranianos que ali se deslocaram igualmente. Foi então, num clima de maior informalidade, num ambiente de festa, que António Costa e Viktor Yushchenko se despediram.

Fonte:
http://www.cm-lisboa.pt/?id_item=16579&id_categoria=11

Entrevista do Viktor Yushchenko ao jornal “Público” , (jornalista Dulce Furtado, jornal saiu nas bancas no dia 24 de Junho)

Presidente da Ucrânia falou sobre integração europeia e euro – atlântica, nomeadamente sobre as perspectivas de adesão a Ucrânia à NATO em Dezembro de 2008, esperanças para Cimeira Ucrânia – UE em Setembro, relações entre a Ucrânia e Rússia.
Falando sobre o curso euro – atlântico da Ucrânia, Presidente disse: “Nos executamos a política, que corresponde às prioridades, metas e alicerces da Aliança Atlântica”. Viktor Yushchenko também manifestou forte confiança em que a adesão a Ucrânia à NATO corresponde aos interesses nacionais da Ucrânia e nunca é uma “política contra alguém”.

Entrevista do Viktor Yushchenko ao programa da SIC Notícias Sociedade das Nações (jornalista Nuno Rogério, pode ser vista AQUI)

Na entrevista Presidente da Ucrânia falou sobre prioridades da sua visita à Portugal, perspectivas das relações luso – ucranianas, integração europeia e euro – atlântica, política energética da Ucrânia, perspectivas de adesão a Ucrânia à NATO, Cimeira Ucrânia – UE, relações entre a Ucrânia e Rússia, entre outros.
Presidente Yushchenko lembrou que no dia 24 de Junho serão assinados vários documentos bilaterais importantes, entre eles Carta das relações luso – ucranianas no biénio de 2008 – 2010, onde serão englobadas questões económicas, comerciais, humanitários e sociais.
Nas palavras do Presidente ucraniano, Ucrânia está interessada em cooperar com o Portugal em esferas de transporte, energia e construção civil.

Fotos: Mykola Lazarenko & Mihaylo Markiv
http://www.president.gov.ua/gallery/1089.html

Sem comentários: