segunda-feira, junho 02, 2008

Ucraniana beatificada no Brasil

No dia 30 de Maio último, no Brasil, na localidade Rio das Antas, perto da cidade Cruz Machado, na igreja ucraniana grego – católica local, iniciou-se a cerimónia de canonização da irmã Ambrósia Sabatovych, pertencente à ordem religiosa Imaculado Coração da Maria.

Irmã Ambrósia Sabatovych é a segunda ucraniana da ordem do Imaculado Coração da Maria, respeitada não apenas entre a comunidade ucraniana, mas também entre a generalidade da população local brasileira. A primeira irmã ucraniana venerada entre os crentes foi a Anatólia Bodnar, cujo processo de beatificação começou em 1993.

Irmã Ambrósia Ana Sabatovych nasceu em 1895 na localidade de Turynci (Туринці), no distrito de Zhovkivskiy (Жовківський), da província de Lviv e no mesmo ano, ainda criança chegou ao Brasil junto como os seus pais. Em 1917 entrou na ordem Imaculado Coração da Maria, adoptando o nome de Ambrósia, trabalhando com os doentes, órfãos, etc. Em 1943 o edifício do orfanato pegou fogo e a irmã Ambrósia morreu como mártir, salvando as vidas das meninas de quem cuidava. Junto com irmã Ambrósia morreram 6 meninas, mais pequena das quais nos seus braços.

A opinião sobre a santidade da irmã Ambrósia começou difundir-se principalmente à partir do ano 1993, cinquentenário da sua morte. Hoje, no local de orfanato existe um grande monumento com a cruz, são conhecidos alguns relatos dos milagres, que aconteceram entre as pessoas que pediram a protecção da irmã Ambrósia.

Fonte:
http://www.oecumene.radiovaticana.org/ucr/Articolo.asp?c=209023

3 comentários:

Anónimo disse...

meu nome é Amélia kirniski, por intercessão de Irmã Ambrozia venho conseguindo mudar minha vida. Sempre nos momentos de angustia recorro a ela, pois tem me ajudado muito e estou a confirmar uma graça grande de saúde que por ela com certeza alcancei, e irei a todos declarar.
Irmã Ambrozia é o meu socorro, a intercessora ao sagrado Coração de Jesus. Amém

Marcia disse...

Olá meu nome é Marcia, hoje dia 11/03/2012 fiquei conhecendo a historia da Ir Ambrósia e me emocionei muito,é um dia que ficara marcado pra sempre em minha memória, tenho certeza que conseguirei a graça o milagre que tanto necessito para minha vida e minha familia atravez da Serva de Deus Ir. Ambrosia.
Em breve com certeza estarei divulgando as graças.. Amém Amém Amém

Anónimo disse...

Olá meu nome é Luisa eu peso a proteção da Irmã Ambrosia para que cuide das minhas famílias e a mim