sexta-feira, junho 20, 2008

Bar em forma de caixão

Empresa ucraniana “Vichnist” (Eternidade), que oferece os serviços funerários na cidade de Truskavets, uma importante estação balnear ucraniana, escolheu a morte como tema para o menu (cardápio) e para a decoração do ambiente do seu bar com o mesmo nome.

A construção é em forma de caixão, as mesas são mesas normais e não os caixões, como aparece vinculado em alguma imprensa. Coroas de flores enfeitam as paredes do local, em vez de lâmpadas eléctricas – ardem velas. Na entrada do bar afixada uma piada: “Entrada só com pantufas brancas”, na Ucrânia assim referem-se às pessoas recentemente falecidas, diz-se “calçou as pantufas brancas”, etc. No menu os clientes podem escolher entre uma variedade de pratos que têm os nomes dos dias fúnebres. Alem disso, o menu é adoptado às datas fúnebres respeitadas na Ucrânia: 9 dias e 40 dias apôs o falecimento do ente querido.

A empresa e o bar são geridos por um casal, Vice – Directora Sra. Valentyna Piranyk (Валентина Піряник) e o seu marido e Director, Sr. Stepan Piranyk (Степан Піря­ник).

Foi o Sr. Piryanyk que contou para jornalista sobre surgimento desta ideia invulgar: “Queria surpreender os amigos, clientes e concidadãos, alem do que pretendia promover a empresa. Daí resolvi fazer este bar. Ele tem 20 metros de cumprimento, 6 de altura, na sua construção foram gastas 32 metros cúbicos de pinho. Acho que meu bar não é para mariquinhas, mas quem gosta de coisas picantes, de certeza vai visita-lo”.

P.S. Todos os meses morrem em Truskavets cerca de 21 – 23 pessoas, anualmente este número acende à 300 almas.

Sem comentários: