segunda-feira, maio 05, 2008

Cerveja Viru em Moçambique

Viru é uma cerveja de 5.0% de tipo pilsner, fabricada na Estónia. A cerveja é destilada na segunda – maior cidade do país Tartu, pela cervejaria A. Le Coq. A marca pertence à Brand Independence Ltd, baseada em Londres, Inglaterra. Cervejaria A. Le Coq é a segunda – maior da Estónia, controlava 36.8% do mercado cervejeiro em 2005.

Nome Viru (pronuncia-se ‘veer-roo’), provem de uma zona na costa do Mar Báltico, habitado em tempos por um tribo finlandês, conhecido como Vironianos. Primeiramente, esta zona se chamava “Virumaa”, a terra que agora faz parte a Estónia do Norte, conhecida pelas pedras preciosas de âmbar.

Viru é vendida na Grã – Bretanha desde 2006, agora pelo maior retalhista britânico Tesco. Em Maio de 2008 a cerveja foi lançada no mercado moçambicano, marca também pensa em expandir-se para a Itália e Oriente Médio.

Cerveja Viru destaca-se pela forma longa e octangular das suas garrafas. O desenho lembra os torres dos castelos medievais da Estónia. O nome Viru surgiu para conseguir melhor marketing de exportação, pois na Estónia a cerveja é conhecida como A. Le Coq Premium Extra.

Viru é preparada com o malte da cevada da Lituânia, água provêm dos furos artesianas próprios e o lúpulo de Saaz vem da antiga cidade checa de Žatec, onde lúpulo é plantado por mais de sete séculos.

Mais sobre cerveja Viru:
http://en.wikipedia.org/wiki/Viru

Sem comentários: