quarta-feira, abril 02, 2008

Ucrânia apoia Tibete

No dia 31 de Março vários activistas ucranianos fizeram parte no comício internacional “Apoia Tibete”, acção que tive lugar em 80 cidades dos 27 países do mundo.

Os participantes reuniram-se em frente da Embaixada da RP China em Kyiv, segurando os seguintes dísticos: “É o tempo de diálogo com Dalai – Lama”, “Paz em Tibete”, “Meu coração está em Tibete”. Participantes manifestaram-se contra assassinatos, prisões arbitrárias e repressões em Tibete.

Até agora não se sabe ao certo, o número dos tibetanos que foram presos pelas forças chinesas, a “Amnistia Internacional” afirma que existe a possibilidade real que essas pessoas foram torturados.

Líderes políticos dos vários países manifestaram-se contra as acções do Pequim, a Ucrânia oficial ainda não emitiu nenhuma opinião. Os participantes no comício fizeram um abaixo assinado para o Presidente Viktor Yushchenko, chefe do Parlamento Ucraniano (Verhovna Rada), Arseniy Yatsenyuk e a Primeira – Ministra Yulia Timoshenko, com pedido de reagir aos acontecimentos em Tibete. “Interesses políticos e económicos não podem ser mais importantes do que moral e a vida das pessoas”, - se diz na carta.

Alem disso, a Embaixada chinesa em Kyiv recebeu uma petição assinada on-line por 1.400.000 cidadãos de todo o mundo, que exorta o líder da China, Sr. Hu Jintao a “respeitar os direitos humanos e começar o verdadeiro diálogo com Dalai – Lama”.

Fonte:
http://savetibet.org.ua/NEWS/news108.htm

Fotos:
http://picasaweb.google.com.ua/Apsara2007/SaveTibet

Sem comentários: