sexta-feira, abril 25, 2008

Recordar o Chornobyl

26 de Abril de 2008 é o 22º aniversário da tragédia de Chornobyl (em ucraniano Чорнобиль) é uma cidade no norte da Ucrânia, perto da fronteira com a Belarus. O nome da localidade significa absinto, a erva natural da Europa.

Em meados da década de 70, foi construída pela União Soviética uma central nuclear a vinte quilómetros da cidade de Chornobyl. Em 26 de Abril de 1986 ocorreu o acidente nuclear de Chornobyl. Explodiu um reactor que libertou uma imensa nuvem radioactiva contaminando pessoas, animais e o meio ambiente de uma vasta extensão da Europa. As causas do acidente foram falhas humanas e falhas no projecto do reactor que explodiu.
Foi quando na Dinamarca detectaram uma elevação nos níveis radioactivos e então o governo da URSS se propôs a ajudar nas soluções que deveriam ser tomadas. Carregada pelos ventos, a nuvem radioactiva rapidamente se espalhou pela Ucrânia, Belarus, Federação Russa, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia e Islândia.
Em seguida contaminou a Europa Central principalmente a Áustria e regiões dos Bálcãs, Itália, França, Reino Unido e Irlanda. Foram aproximadamente 200 mil quilómetros quadrados de solo europeu contaminado.
Sabe-se que quando ocorreu o acidente foram mortos os dois técnicos. Rapidamente, chegaram bombeiros e o resgate. Nos primeiros três meses, 28 deles morreram vítimas da exposição nuclear e um por problemas cardíacos.
O total de mortos até hoje ainda é motivo de discussão. Para a ONU foram quatro mil mortos, para a organização ambientalista Greenpeace foram cerca de cem mil e um estudo científico britânico avaliou entre trinta e sessenta mil.
Os sobreviventes do acidente enfrentam graves doenças sendo que a mais surgida é o câncer de tireóide que apresentou mais de quatro mil casos. A doença foi causada pela grande quantidade de iodo 131 liberado na explosão que ao ser ingerido ou inalado fica concentrado na glândula tireóide.
Uma espécie de sarcófago de concreto e aço foi construída sobre o reactor que explodiu a fim de isolar o material radioactivo que ali se concentra. O combustível nuclear chega a 200 toneladas de núcleo do reactor e uma espécie de magma radioactivo. O acidente fez com que fosse questionado o uso da energia nuclear e alguns países reduziram e outros quase extinguiram seus projectos.
Apenas 5 trabalhadores da usina sobreviveram ao acidente, sendo que alguns estão vivos até hoje...

Sem comentários: