quarta-feira, abril 09, 2008

Putin ameaça Ucrânia

Putin ameaça integridade territorial da Ucrânia, caso este país adira à NATO

Segundo o jornal russo Kommersant, a Abkházia e a Ossétia do Sul serão reconhecidas como Estados independentes pela Rússia para criar uma "zona – tampão" com a Geórgia, caso este país adira também à Aliança Atlântica.

O Kommersant escreve que Putin, nesse encontro com os dirigentes dos países – membros da NATO, teria confirmado que a aproximação da Aliança das fronteiras da Rússia é uma ameaça à segurança do seu país e prometeu responder com medidas adequadas, tendo deixado no ar, nomeadamente, a ameaça do reconhecimento da independência da Abkházia e Ossétia do Sul, regiões separatistas da Geórgia, apoiando-se no precedente do Kosovo.

"O Presidente Putin - afirmou um membro da delegação de um dos países da NATO citado pelo Kommersant - falou calmamente sobre a Geórgia e como que de passagem. Mas, quando se começou a falar da Ucrânia, Putin explodiu".
"Dirigindo-se a Bush, - prosseguiu a fonte -, Putin disse : "George, tu não compreendes que a Ucrânia nem sequer é um Estado! O que é a Ucrânia? Parte do seu território é a Europa de Leste, mas parte, e parte significativa, foi oferecida por nós!". E aqui deu a entender muito claramente que se ousarem aceitar a Ucrânia na NATO, esse Estado simplesmente deixará de existir. Ou seja, de facto, ameaçou que a Rússia pode dar início à separação da Crimeia e do Leste da Ucrânia".

O Kremlin não reagiu a estas revelações, mas o diário chama a atenção para o facto de, no dia seguinte ao do encontro NATO – Rússia, os analistas próximos do poder russo terem começado a falar, nos canais de televisão públicos, de que a entrada da Ucrânia na NATO poderá conduzir à desintegração dessa antiga república da URSS e que, por isso, a Ucrânia jamais ingressará na Aliança Atlântica.

Ao mesmo tempo, alguns especialistas citados pelo Kommersant consideram que o adiamento da adesão da Ucrânia e da Geórgia à Aliança Atlântica se deve à necessidade de Bush precisar do apoio da Rússia para o transporte de material militar e logístico para o Afeganistão, porque a derrota dos taliban é um dos objectivos do Presidente norte-americano a realizar antes das presidenciais no seu país.
Caso este objectivo seja conseguido, continua o jornal, a Rússia perderá uma das alavancas de pressão sobre a NATO e a Aliança poderá anunciar a adesão da Geórgia e Ucrânia em Dezembro.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. 2008-04-07 17:40:01
http://www.pessoal.cefetpr.br/ucrania

Sem comentários: