sexta-feira, janeiro 18, 2008

Sergey Korolev homenageado na Ucrânia

Um monumento comemorativo em honra ao projectista de foguetes espaciais soviéticos, Sergei Korolev, será construído perto da cidade ucraniana de Zhytomyr. Isto foi declarado por Yuriy Zabela – chefe da Administração Estatal Regional da província de Zhytomyr, durante a celebração do 101º aniversário de nascimento do famoso cientista ucraniano.

Yuriy Zabela, disse que “Sergey Korolev até agora é uma figura excepcional na área de projectos e construção de foguetes. E devemos ter orgulho da pessoa cujas ideias e as pesquisas serão muito tempo postas em prática por seus seguidores que nasceu em Zhytomyr".
Sr. Zabela disse que o monumento comemorativo será feito em forma de foguete com uma inscrição "Zhytomyr – Cidade Espacial". Para esse fim será reconstruído um antigo foguete de combate. Planeia-se que o monumento comemorativo seja inaugurado no Dia Mundial de Astronáutica e Aviação, 12 de Abril 2008.
Os primeiros passos ao espaço foram feitos na Ucrânia. Os especialistas militares de duas brigadas de mísseis deslocados da região de Zhytomyr chegaram à estepe do Kasaquistão perto da estação ferroviária de Tyuratam ("lugar sagrado"). Baikonur foi uma aldeia de montanha localizada a 300 km do futuro centro de lançamento espacial, mencionado como um ponto geográfico mais próximo da linha do equador. Os cidadãos de Zhytomyr começaram a construir Baikonur com as primeiras pedras e prepararam os primeiros lançamentos de foguetes experimentais.

Fonte:
Embaixada da Ucrânia no Brasil.

Ucrânia Lança Satélite Árabe de Plataforma Flutuante.

Um foguete ucraniano Zenit, destinado a pôr em órbita o satélite árabe de comunicações, foi lançado na terça-feira, dia 15, de uma plataforma flutuante no Oceano Pacífico. É o primeiro lançamento do consórcio Sea Launch, com sucesso, após o fracasso de Janeiro de 2007. O lançamento do ano passado fracassou devido à explosão do sistema propulsor da primeira etapa do foguete. Aquele foi apenas quarto fracasso em um total de 24 lançamentos.
O consórcio Sea Launch envolve 5 países e 6 empresas. Criado em 1995 é integrado pelos Estados Unidos, Rússia, Ucrânia, e a sociedade britânico – norueguesa.

Fonte:
http://www.pessoal.cefetpr.br/ucrania

Sem comentários: