terça-feira, janeiro 22, 2008

22 de Janeiro – Dia de Unificação da Ucrânia

Essa data é comemorada na Ucrânia todo ano, no dia quando em 1919 foi anunciado o Acto de Unificação da Republica Popular da Ucrânia com Republica Popular da Ucrânia Ocidental .

Dividido por séculos povo ucraniano libertou-se da escravidão estrangeira: os territórios do lado esquerdo do rio Dnipro, saído do domínio russo e territórios do lado direito do rio Dnipro, saindo do domínio Austro – Húngaro uniram-se num único Estado ucraniano. O acto de unificação tornou-se um importante acto político, infelizmente não suficientemente estudado e compreendido até hoje. Povo ucraniano não somente libertou-se de seus ocupantes seculares, mas sem muitas delongas uniu-se num único Estado – Ucrânia.
As palavras do 4º Universal são claras e animadoras: “A partir de hoje, unem-se num único corpo, em Grande Ucrânia, as partes que por longos séculos eram separadas entre si: Galícia, Bukovyna, Transcarpâtia e Ucrânia Central. Tornaram-se realidade os sonhos, para os quais viveram e pelos quais lutaram os melhores filhos da Ucrânia. A partir de hoje teremos apenas uma única e independente República Popular da Ucrânia. A partir de hoje e com seus próprios esforços, o povo ucraniano tornou-se o dono do seu próprio território”. Essas palavras foram pronunciadas 22 de Janeiro de 1919 na praça Santa Sofia em Kyiv e foram reconhecidos por 24 países do mundo, inclusive Rússia.
Mas devido às complexas situações políticas reinantes na Europa e especialmente complicada situação interna, a Republica não durou muito. Já duas semanas apôs a proclamação, governo ucraniano teve, sob a pressão do Exercito Vermelho, deixar a capital Kyiv e mais tarde até o território ucraniano. Em alguns meses, os bolcheviques ocuparam Kyiv, os polacos a Galícia Oriental, romenos a Bukovyna e os checos a Transcarpâtia.
Apesar de acto de Unificação caracterizar-se como declarativo, ele ficou enraizado nas mentes e nos corações do povo ucraniano. A principal lição para o povo é que: “A força dum povo esta na união”. Inúmeros erros e derrotas, cometidas no passado, mostram que o maior valor para um povo é a um país independente e unificado. E por esse valor – segundo as palavras do actual presidente Victor Yushchenko – nos devemos desenvolver os ideais do acto de 22 de Janeiro. A nossa força está na União!
Resumo da palestra de Marêna Bondarenko

Viva a unidade do povo ucraniano.

No Brasil é difícil realizar reuniões e encontros nesse período do ano. Por isso a Representação Central Ucraniano Brasileira propõe à comunidade a seguinte forma de comemoração.
Ligue para um amigo ou parente da comunidade que é da parte Oeste se você tem origem no Leste e se você vem da parte Central ou do Oeste ligue para alguém que tem origem na Leste para saudar a unificação da Ucrânia.
A maior parte dos descendentes de ucranianos do Brasil vem da Halychyna (Galícia) mas é grande o número de descendentes da região Central e Oeste.
Como Presidente da Representação Central, cuja origem vem de Ternopil (aldeia de Ditkivtsi), gostaria de saudar o Bohdan Savytski – Presidente do Subras – que vêm bem lá do Oeste; o Padre Nicolas Melus que nasceu em Kharkiv e o Peter Jedyn que tem origem em Poltava.

Vitório Sorotiuk ,
Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira
Fonte:
http://www.pessoal.cefetpr.br/ucrania/unificacao_da_ucrania.html

Sem comentários: