quarta-feira, dezembro 05, 2007

Verdade sobre UPA

Uma das questões, que ultimamente semeia a discórdia na Ucrânia (e que é aproveitada ao máximo pelas forças anti – ucranianas), é a questão do reconhecimento oficial de Exército Insurgente da Ucrânia – Organização das Nacionalistas Ucranianos (OUNUPA) como parte combatente na Segunda Guerra Mundial.

Paradoxalmente, os antigos carrascos de NKVD (MGB), das formações para – militares soviéticos (yastrebky), que lutavam contra o estado ucraniano – vivem na Ucrânia sem serem incomodados, recebendo as reformas do Estado. E as pessoas que lutaram contra o regime bolchevique nas formações de OUNUPA, até agora não são reconhecidos pelo Estado, recebendo apenas as reformas municipais nas províncias da Ucrânia Ocidental.

O argumento preferido dos vários chauvinistas anti – ucranianos é que OUNUPA fazia atrocidades contra as populações civis. Por isso é muito importante investigar a verdade dos factos sobre tais acontecimentos, mostrando que as atrocidades foram cometidos pelos grupos especiais de NKVD – MGB, vestidos à UPA e treinados a imitar os guerrilheiros ucranianos (tácticas semelhantes foram empregues pelo exército português na guerra colonial em África).

O serviço ucraniano da estação radiofónica britânica BBC anunciou que o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), vai tornar públicos os seus arquivos que revelam “as operações sujas” que foram empreendidas pelos destacamentos especiais de NKVD – MGB unicamente para manchar a reputação de UPA no período pós II G.M.

As fontes do arquivo – descobertas pelo SBU – estão apontando ao relatório de um oficial que informa Nikita Khrushchev sobre as invasões bem sucedidas que caracterizam-se pela violação das mulheres e o assassinatos arbitrários de civis inocentes pelo pessoal de NKVD – MGB, disfarçado de combatentes de UPA. Os documentos descobertos são considerados muito valiosos, na medida em que representam um elemento chave capaz de rectificar a imagem negativa dos guerrilheiros de UPA incutida nas mentes de muitos cidadãos que nasceram na URSS – vítimas da propaganda maliciosa do regime comunista de Moscovo – assim, abrindo a porta ao reconhecimento do OUNUPA no Leste da Ucrânia.

Fonte:
BBC ucraniano: crimes do NKVD

Sem comentários: