sexta-feira, dezembro 14, 2007

Blogue: três anos da vida

No dia 15 de Dezembro de 2007, o nosso blogue completa três anos de vida, sempre batalhando pelo bom nome da Ucrânia no mundo lusófono e pelo bom nome de Moçambique e da CPLP na Ucrânia.

Primeiros ucranianos em Moçambique.

Entre primeiros ucranianos em Moçambique, ou pelo menos, as pessoas que tinham as raízes ucranianos, podemos citar o Sr. Leo Kröger, filho da mãe ucraniana e do pai alemão, que nasceu em 1912 na cidade de Khabarovsk. O seu avo, Arseniy Shvorin era professor na cidade de Kyiv, onde foi preso pela polícia do czar pelo seu envolvimento no Movimento Popular (Narodnik) e foi exilado à força junto com a família para o Extremo Oriente russo.

Leo Kröger viveu uma vida longa e extremamente estimulante, foi caçador e empresário na China, foi perseguido pala NKVD (a sua irmã e o seu cunhado foram fuzilados pela NKVD durante as purgas na Ucrânia entre 1937 – 38), acabando radicar-se em Moçambique desde o ano 1956 e até a sua morte em 2004. Ele escreveu vários livros sobre a sua vida, que foram publicados na RAS, EUA e Rússia.

Ucraniano étnico, Tomas A. Kalesnichnko (1930 – 2003), colunista político soviético (oficialmente) e espião da KGB, visitou Moçambique no início dos anos 60 à convite do “Príncipe da Beira”, Eng.º Jorge Jardim.

Outros ucranianos ilustres ou simplesmente interessantes, que passaram pelo Moçambique recentemente, foram o ucraniano – brasileiro, Subprocurador Geral da República do Ministério Público Federal, Dr. Miguel (Myhaylo) Guskov (em 1997), cujos pais são oriundos da província ucraniana de Odessa e o empresário do ramo da pesca, Igor Sikorsky, sobrinho – bisneto do inventor ucraniano do helicóptero moderno, Igor Sikorsky, (em 2006).

Os moçambicanos na Ucrânia & emigração moderna.

Os primeiros moçambicanos foram estudar à Ucrânia no início dos anos 60, pela mão da FRELIMO. Assim, em 1964 – 1971, o representante da FRELIMO na Ucrânia (exactamente na Ucrânia e não na URSS), era Dr. António Lourenço Chade, hoje uma figura extremamente respeitável no seis do sistema jurídico moçambicano, principalmente na província nortenha da Nampula.

Obviamente, depois da Independência de Moçambique, o número de moçambicanos a frequentar os cursos médios e superiores na Ucrânia quadruplicou. Alguns destes estudantes casavam com as ucranianas, várias famílias escolheram viver em Moçambique, outros separaram-se entre dois continentes.

Uma das primeiras mulheres ucranianas que foi viver para o Moçambique, foi a Maria Smoliar, pintora mais conhecida pelo seu nome artístico de Maria Cenzane. Em 1989 (?) ela ganhou em nome de Moçambique o concurso ecológico no Japão, com um quadro dedicado à tragédia ucraniana de Chornobyl.

Comunidade Ucraniana de Moçambique. Actualidade.

Neste momento a comunidade ucraniana basicamente é formada por três grandes grupos de cidadãos: médicos, professores e as mulheres que se casaram com os estudantes moçambicanos na Ucrânia, escolhendo de seguida Moçambique como sua segunda pátria.

Pelos nossos cálculos podemos falar sobre cerca de 150 famílias mistas e umas 250 crianças moçambicano – ucranianas. Infelizmente, a política do actual Ministro da Saúde, Sr. Dr. Paulo I. Garrido faz com que nos últimos três anos, um número muito grande dos médicos ucranianos e as suas famílias, deixou o Moçambique (pela não prorrogação dos contractos, a oferta de contractos de categoria “D” e “E”, simplesmente humilhantes para os profissionais experientes, etc.)

Moçambique não têm nenhumas organizações sócio – culturais ou religiosas ucranianas, a maioria dos crentes da comunidade pertencem à igreja ortodoxa e frequentam as missas na Igreja Ortodoxa Grega do Arcanjo Gabriel (junto ao Palácio dos Casamentos na avenida Julius Nyerere em Maputo). Até o pouco tempo, o padre que tomava a conta dos ortodoxos em Moçambique era Jorge (Georgiy) Zolotenko, ucraniano formado em teologia na Grécia.

Moçambique também não possui nenhuma representação diplomática da Ucrânia, a Embaixada e Consulado mais próximos estão na RAS, em Pretória, mas o Embaixador e Cônsul da Ucrânia em Moçambique, têm a residência na República de Angola, em Luanda.

Em Setembro de 2006, o Embaixador Honorário e Plenipotenciário da Ucrânia em Moçambique, Sua Excelência Dr. Volodymyr Lakomov, visitou o nosso país (teve o encontro com a Sua Excelência Presidente da República Armando E. Guebuza e com a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dra. Alcinda de Abreu). Já em Setembro de 2007, Moçambique foi visitado pela Cônsul interina da Ucrânia, Dra. Tatiana Nagruzova, que realizou o serviço consular junto à comunidade.

Primeiro blogue ucraniano em África.

O nosso blogue foi criado no dia 15 de Dezembro de 2004, na auge da Revolução Laranja, basicamente, para informar os falantes do português sobre a realidade ucraniana (havia muita gente desenformada e havia também muita gente que desenformava, mas essa é uma outra história). O nosso público – alvo eram e continuam a ser, os cidadãos do espaço da CPLP, até hoje (14.12.2007), o blogue já foi visitado pelas 50.936 pessoas. Não somos, obviamente, os campeões de audiências, mas ficamos extremamente sensibilizados, quando alguns leitores nós escrevem assim: “começo o meu dia, lendo o vosso blogue”. Conhecem algo mais estimulante do que isso?

Trabalho comunitário.

Nosso blogue também tem os contactos permanentes com as comunidades ucranianas espalhadas pelo Mundo, da Antárctida à Suazilândia vivem os nossos compatriotas, que sentem o orgulho dos seus raízes ucranianas.

Mas a nossa cooperação principal é com o sítio brasileiro Portal Ucraniano, criado pelos brasileiros da quarta geração da emigração ucraniana naquele país da América Latina. Muitas das vezes a juventude ucraniano – brasileira já não fala ucraniano, por isso é muito importante para eles, receber a informação positiva e honesta sobre a Ucrânia na sua língua materna, neste caso o português.

Outra vertente do desempenho deste blogue, é a ajuda na procura dos parentes, normalmente estamos falar dos moçambicanos que estudaram na Ucrânia, namoraram, casaram (ou não casaram), fizeram filhos e foram-se embora para nunca mais voltar ver os seus. Hoje, estes filhos e filhas já crescidos, tentam encontrar os seus pais africanos, pois tanto os filhos não devem viver sem os seus pais, como os pais precisam do amor e carinho dos filhos (e sem alongar-se muito neste tópico mais ou menos sensível, podemos dizer que já conseguimos localizar na Ucrânia um filho, que não via o seu pai desde 1971, e neste momento estamos empenhar-se profundamente para encontrar o pai da Antonina Gensior, que acreditamos, está viver na Guiné – Bissau.

4 comentários:

Didinho disse...

Parabéns pelos 3 anos de existência que justificam plenamente a iniciativa da criação deste blogue!

As minhas felicitações para a Comunidade Ucraniana de Moçambique.

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

www.didinho.org

SirBicho disse...

Desde España te felicito por tus 3 años llevando este blog, y que sean muchos años mas, con el apoyo de mi blog, dedicada a la misma tarea que tu, pero los Ucraninaos españoles

Un saludo
Pablo Díez(SirBicho)

Claudio disse...

Parabéns e que o site continue assime por mai 30 anos.
Kátia Haracenko

Anónimo disse...

Junto com Kátia, Leila Bavaroski (esposa), Andreia, Rafael e de todos os demais amigos que trabalham na instituíção parabenizar o blog pelos três anos de existência. E, principalmente pelo reconhecimento da Embaixada da Ucrânia no Brasil, pelos serviços prestado pelo blog. Claudio Zaziki.
www.pessoal.cefetpr.br/ucrania