sexta-feira, novembro 09, 2007

As memórias do Grande Terror

O PRESIDENTE DA UCRÂNIA VIKTOR YUSHCHENKO PARTICIPOU EM REUNIÃO DE LUTO DO 70º ANIVERSÁRIO DE EXECUÇÕES DOS UCRANIANOS EM CAMPOS DE STALIN
O presidente da Ucrânia Viktor Yushchenko e os membros do governo ucraniano no dia 2 de Novembro participaram numa comemoração de luto, realizada ao lado do monumento ao famoso director do teatro Oles (Les) Kurbas em Kyiv, que foi executado no dia 3 de Novembro de 1937 na Carélia. A reunião foi dedicada ao 70º aniversário de execuções de ucranianos nos campos de Stalin e também à memória das vítimas do Grande Terror 1937 – 1938, especialmente da elite de ciência, de arte e política da Ucrânia (de assim chamado a Etapa Solovets), na área de Sandarmokh, Carélia Sudeste.
Em 1937, lá foram fuzilados 1.111 presos, inclusive 290 ucranianos.
Dirigindo a reunião, Viktor Yushchenko observou que neste dia comemoram nomes de milhares de ucranianos enterrados em Sandromakh de Carélia, a Floresta de Bykivnya da região Kyiv e outros campos de Stalin.
O Chefe de estado realçou que os crimes do regime comunista totalitário com o Holodomor de 1932 – 1933 e Grande Terror dos anos 30 não podem ser desculpados e devem ser totalmente condenados por todos os países, forças políticas públicas que professam os valores democráticos. Segundo ele, deve haver um forte protesto contra as tentativas de desculpar ideólogos e organizadores das repressões políticas na Ucrânia.
Viktor Yushchenko realçou também a necessidade de limpar a Ucrânia dos monumentos a criminosos culpáveis em execução de milhões de ucranianos. O Presidente informou que ele tinha assinado um decreto para apoiar aqueles cidadãos que conseguiram sobreviver das repressões comunistas.
Embaixada da Ucrânia no Brasil

Sem comentários: