quinta-feira, novembro 22, 2007

Aniversário da Revolução Laranja

Revolução Laranja celebra estes dias o seu terceiro aniversário

A Revolução Laranja (em ucraniano: Помаранчева революція) foi uma série de protestos e eventos políticos, ocorridos entre 2004 e 2005, que tomou diversos lugares de toda a Ucrânia, em resposta à fraude e corrupção eleitoral directa e intimidação por votos, durante a eleição presidencial ucraniana de 2004.

Os protestos começaram depois de amplo conhecimento público de que os resultados da votação de 21 de Novembro de 2004 entre os principais candidatos, Viktor Yushchenko e Viktor Yanukovych, foram manipulados em favor do último. A eleição foi mantida pela lei ucraniana devido aos resultados oficiais da eleição presidencial ocorridas em 31 de Outubro de 2004, na qual não houve candidato que obtivesse mais de 50% dos votos totais. O vencedor das eleições se tornou o terceiro presidente da Ucrânia desde sua independência, em 1991, após a queda da União Soviética.

A cor laranja foi adoptada pelos protestantes como a cor oficial do movimento por ter sido a cor da campanha eleitoral do principal candidato da oposição, Yushchenko. O símbolo da solidariedade com o movimento de Yushchenko na Ucrânia foi uma fita laranja ou uma bandeira com o slogan "Так! Ющенко!" ("Sim! Yushchenko!").

Enquanto milhões de ucranianos manifestavam diariamente em Kiyv, capital da Ucrânia e centro da Revolução, onde militantes e simpatizantes de Yushchenko ficaram acampados em tempo integral, a acção foi destacada por uma série de protestos por todo o país, com protestos pacíficos e uma greve geral organizada pela oposição, seguida de disputas pelo resultado das eleições presidenciais.

Em grande parte devidos aos efeitos do movimento da oposição, os resultados da corrida eleitoral foram anulados e uma segunda eleição foi ordenada pela Suprema Corte da Ucrânia para 26 de Dezembro de 2004. Sob uma intensa fiscalização na contagem de votos, a segunda votação foi aceite por observadores locais e internacionais como livre e justa. Os resultados finais mostraram uma clara vitória de Viktor Yushchenko, que recebeu 52% dos votos, enquanto Yanukovych recebeu cerca de 44%. Viktor Yushchenko foi declarado o vencedor oficial e, com sua posse em 23 de Janeiro de 2005, em Kyiv, a Revolução Laranja obteve pleno êxito.

Sem comentários: