quarta-feira, setembro 26, 2007

Restaurante do UPA

Na Ucrânia, na cidade de Lviv (praça Rynok, № 14, praticamente em frente da Câmara Municipal da cidade), abriu-se o restaurante “Kryjivka” (assim se chamavam os refúgios do Exército Insurgente da Ucrânia, UPA). O restaurante tem a decoração do UPA, a comida é servida nos tachos militares e os serventes usam o fardamento do UPA e as metralhadoras MP-36 (conhecidas na Ucrânia como Schmeisser, embora o seu verdadeiro construtor era Heinrich Vollmer), como elementos da decoração.

Os preços são bastante acessíveis, com queda para a classe média: cerveja – a partir de 6 UAH (1,2 USD), sopa de repolho (capustnyak) – 12 UAH (2,4 USD), maioria dos outros pratos – 15 UAH (3,0 USD).
Para entrar, é preciso conhecer a senha: “Slava Ukrayini!” (Glória à Ucrânia). Se entra um grupo das pessoas, na entrada podem perguntar se entre eles há alguns comunistas (obviamente, a frase também faz o parte do ambiente e não deve ser entendida como ofensa). Dono do projecto (brevemente poderá ter o franchising), é um deputado do parlamento regional.

Fonte: Sjomka & + fotos



1 comentário:

Anónimo disse...

Agora que moro na ucrânia, vou experimentar o restaurante!