sexta-feira, setembro 14, 2007

FHC real


Sociólogo por excelência, ex-presidente do Brasil, Sr. Fernando H. Cardoso está de visita à Moçambique, onde entre várias coisas deu uma palestra na Universidade Politécnica (ex – ISPU), centrada na história do surgimento e desenvolvimento do Plano Real.

Pertencente à uma família do centro – esquerda do ponto do vista político (PSDB), mas filho de uma certa classe abastada, FHC sempre representou para mim, a essência de um homem bem intencionado, mas paternal e distante, uma espécie do “bom patrão”, que gosta do seu povo “pobre e as vezes mal agradecido” e sofre imensamente a sua incapacidade de ajudar a todos que dessa ajuda necessitam.

Inserido numa América Latina altamente anti – americana e profundamente marcada pela pobreza (FHC pediu para não confundir essa com a miséria), violência e as vezes total ausência do Estado, FHC fiz tudo ou quase tudo o que podia e nós não podemos exigir lhe mais.

Mesmo algo atrasado para o encontro com o Presidente moçambicano, Armando E. Guebuza, FHC ainda despendeu alguns momentos do seu tempo precioso para tirar fotos com as pessoas que assistiram a palestra e assinar alguns autógrafos.

No dia 15 de Setembro, FHC participará na cerimónia de graduação de Bacharéis e Licenciados da Universidade Politécnica, onde será um convidado de honra, como antes já eram ex-presidente moçambicano Joaquim Chissano ou bispo sul – africano Desmond Tutu.

Sem comentários: