quarta-feira, agosto 29, 2007

Manneken Pis em traje típico ucraniano

Manneken Pis (Menino a urinar) é um monumento em Bruxelas, Bélgica. É uma pequena fonte em bronze de um menino a urinar para a bacia da fonte. Nas festividades a estátua é enfeitada com diversos disfarces. O seu "guarda-roupa" conta, hoje em dia, com mais de 731 vestidos.
Recentemente, para assinalar 16° aniversário da Independência da Ucrânia, o monumento foi vestido em traje nacional ucraniano. Dessa maneira, os ucranianos participaram numa tradição que já dura por mais de 300 anos.

Às 11h00 do dia 24 de Agosto, durante a recepção solene na Câmara Municipal da cidade de Bruxelas, o representante da Associação Europeia dos Ucranianos, Sr. Oleksiy Tolkachov ofereceu a traje tradicional ucraniano para os representantes da Câmara. Este traje foi criado especialmente para a comemoração do Dia da Independência da Ucrânia. Junto com a traje, foi oferecido o diploma, que sublinha: “traje ucraniano para o Manneken Pis é o símbolo da vontade do Povo Ucraniano para prosseguir com o diálogo internacional e a integração europeia”.

Por sua vez, o vice – chefe da municipalidade de Bruxelas, felicitou a comunidade ucraniana pelo Dia de Independência. O representante da sociedade “Amigos do Manneken Pis” sublinhou que considera receber o traje ucraniano como a grande alegria.
A cerimónia solene também foi abrilhantada pelo coro dos estudantes ucranianos, vindos da cidade de Hanôver (Alemanha) de propósito para cantar as músicas populares da Ucrânia.
Às 11h30 o Menino já vestiu o traje ucraniano e todos os participantes na cerimónia, assim como cerca de 300 turistas testemunharam este momento especial. O Menino vestia uma camisa branca bordada feita de lá (vyshyvanka), calças azuis largas (sharovary) e calçava botas de couro vermelhas. A cara do menino ganhou os bigodes, a cabeça recebeu um gorro típico dos cossacos ucranianos, nas suas costas estava estendida a bandeira nacional da Ucrânia.
Participantes cantavam as musicas ucranianas e também a música belga dedicada ao Manneken Pis. O Menino ficou vestido com o traje ucraniano todo o dia 24 de Agosto.

No Rio de Janeiro, há uma cópia da estátua em frente à sede do clube Botafogo. A estátua foi adoptada pela claque desta equipa e apelidada de "Manequinho".

Monumento oficial
Fonte em ucraniano

2 comentários:

Unknown disse...

Eu,Diretor da Escola Estadual de Ensino Médio "Eurico Salles", gostaria se possível receber orientações de como ornamentar a escola com a cultura Africana em uma Festa Itaguaçuense das Culturas - FITAC , onde queremos resgatar a dança e a música típica da África, como também comidas e outros.

Unknown disse...

Meu Endereço é Rua Henrique Novais -N°131 - Itaguaçu - ES
E-mail- araci_hell@hotmail.com