sexta-feira, maio 25, 2007

Procura-se família do aviador Walter Yunsko

por: Gabrielle Giroday

Sessenta e três anos atrás, aos 11 de Novembro de 1944, um bombardeiro pertencente à Força Aérea canadiana, “Handley Page Halifax”, foi abatido nos seus de Holanda pelo fogo nazi. Sete soldados canadianos iam à bordo do avião, entre eles um ucraniano, atirador Walter Yunsko. Agora, uma holandesa, Sra. Marjo Janssen, pretende homenagear o jovem ucraniano, que sacrificou a sua vida tentando libertar a Holanda durante a II Guerra Mundial. Problema, que ela não sabe nem a data do nascimento dele, nem possui a fotografia do herói, apenas sabe que Walter Yunsko era da província canadiana de Manitoba.
Walter Yunsko foi sepultado numa tumba simples, na aldeia de Echt, no sul da Holanda, onde em 2008 terá lugar a cerimónia fúnebre em memória dos 28 soldados britânicos e canadianos, que morreram durante a II G.M.
Na tentativa de localizar os parentes do Walter Yunsko em Canada, Marjo Janssen fiz uma pesquisa na Internet e encontrou um lago chamado “Walter Yunsko Lake” em Manitoba, que enquadra-se na tradição canadiana de dar o nome dos heróis tombados às águas. Sra. Janssen também encontrou uma placa comemorativa com o nome do Walter Yunsko nas praia de Juno em Normândia (França).
Todos os familiares dos soldados canadianos que morreram na mesma ocasião junto à aldeia holandesa de Echt, são convidados para a futura cerimónia em homenagem ao piloto ucraniano.
Mais informações sobre a cerimónia podem ser encontrados via este e-mail

© 2007 Winnipeg Free Press. All Rights Reserved

Via Myroslava_Oleksiuk, e-mail

2 comentários:

Claudio disse...

A Ucrânia tem muitos heróis tanto na Ucrânia como fora dela.(matéria está no ar também no meu site) OK
Claudio Zaziki - Brasil

Unknown disse...

Oi, eu vi esta materia no newsletter Myroslava E-Poshta. Eu pesquisei sobre este aviador na internet. Uma senhora de Manitoba pagou por um tijolo no Memorial de WWII (Seg. Guerra Mundial)chamado Juno Beach Centre. La as informacoes sobre a morte dele estao incompletas. Ja mandei um email para a Marjo Jannsen na Holanda sobre isso. Tamben tenho um sobrinho em Manitoba e vo pedir ele descubrir informacoes sobre a pesssoa que pago pelo tijolo no Memorial. Rita, Bahia, Brasil