quarta-feira, março 28, 2007

Ucranianas de todo o mundo visitam Moçambique


Com muita alegria recebemos em Maputo uma pequena delegação das ucranianas, que vieram visitar a sua amiga e familiar, Marija Mironjuk, nascida numa comunidade ucraniana na Sérvia, crescida na Alemanha e que escolheu o Moçambique como um local para viver e trabalhar nos últimos tempos. Infelizmente, mas mais que provável, que a Sra. Marija voltará nos próximos tempos para a Alemanha, mesmo assim aqui fica o registo da visita à Moçambique da sua irmã, Tania Mironjuk e amiga das ambas, também ucraniana, Hanna (Nusya) Tomashek, filha de Marko Tomashek, natural de ... Woollongong, arredores de Sidney (Austrália).
Bom, por um lado é a globalização em marcha, mas por outro é o exemplo da sorte – madrasta dos ucranianos, que fiz com que melhores filhos da sua terra foram obrigados de emigrar, procurando o pão ou a liberdade e muitas das vezes, ambas as coisas ...

P.S. O avo da menina Nusya emigrou para a Austrália no final dos anos 40, ele era o médico veterinário, depois, mais tarde, se tornou o pároco ucraniano na cidade de Woollongong, infelizmente já faleceu.

Sem comentários: