quarta-feira, março 28, 2007

Super – modelo Tasha de Vasconcelos em Maputo


No dia 27 do mês de Março de 2007, teve lugar no Centro Recreativo e Estudantil do Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU), uma apresentação informal do projecto de intervenção social à favor de crianças órfãs de Moçambique pela actriz e modelo, a activista das Nações Unidas para os direitos das crianças pobres nos países em desenvolvimento, a moçambicana Tasha de Vasconcelos.
O referido evento teve a participação dos representantes do Gabinete da Primeira Dama, da coordenação do CREISPU, e da pequena representação da comunidade ucraniana de Moçambique, que estive no evento na qualidade de funcionários e docentes do ISPU.
O evento contou com a animação cultural do grupo de timbila “Txiculo”, recitação de poesia em língua moçambicana de xitsua (com tradução para o português) e até uma pequena demonstração de como deve ser feito um desfile de moda, protagonizada pela própria Tasha de Vasconcelos.
Estando em Moçambique em Março do ano passado, Tasha de Vasconcelos tinha visitado as crianças desfavorecidas na Beira. Esta visita a comoveu bastante, tendo decidindo angariar os fundos para minimizar o sofrimento das crianças naquela província. Durante um ano, Tasha de Vasconcelos conseguiu juntar 250.000 USD (no encontro, Tasha confidenciou que uma parte foi dada pelo voluntarioso Príncipe Albert II de Mónaco), que em parceria com o Gabinete de Primeira Dama de Moçambique, Sra. Maria da Luz, serão investidos na construção de orfanato no distrito de Muanza, na província moçambicana de Sofala.
Hoje, no dia 28 de Março, já em Muanza, Tasha de Vasconcelos lançará a primeira pedra, daquilo que prometeu como sendo apenas o início da sua acção humanitária à favor dos mais necessitados em Moçambique.
Numa sessão de perguntas e respostas, Tasha de Vasconcelos contou que desde criança queria ajudar os outros, e que durante a sua carreira de actriz e modelo sentiu que a vida de apenas glamour e fama, é uma vida de alguma forma vazia. Por isso, criou a Associação AMOR, juntando uma equipa de trabalho internacional (RP Axel Scmitt e fotógrafo Pierre Hounsfield, alem de outros), que pretende investir dinheiro, trabalho e amor intervindo socialmente para ajudar os órfãos moçambicanos a crescerem e desenvolverem o seu próprio país.

Quem é a Tasha de Vasconcelos?
Mini – Biografia
Essa foto foi tirada aqui
Tasha de Vasconcelos (Tasha Mota e Cunha de Vasconcelos) nasceu aos 15 de Agosto de 1966 na cidade de Beira em Moçambique, filha de pai português e mãe britânica. Depois da Independência de Moçambique, a sua família mudou-se para o Canadá, onde Tasha fez os Estudos Internacionais na Universidade de British Columbia. Em 1998, Tasha foi graduada em Estratégia Internacional pelo Centro de Estudos Diplomáticos e Estratégicos em Paris.
Tasha entrou no mundo de modelos no Canadá, pousando para o fotografo Nova Iorquino Steven Meisel, que conseguiu para Tasha a sua primeira capa de revista “Vogue”. A sua estreia no cinema aconteceu no filme francês Riches, belles, etc. (1998), contracenando com a Claudia Cardinale, Marisa Berenson e Anouk Aimèe. Tasha estudou a arte de representar na Escola Central de Discurso e Drama, que lha ajudou a representar Lauren, uma jovem sensual na série de humor britânico "Perfect World" (2000), produzida pela BBC.
No famoso remake do Assassinato no Orient Express (2001) (série produzida pela CBS), Tasha fez o papel de Vera Rossakoff, uma ladra de diamantes russa, contracenando com o veterano do Hollywood, Alfred Molina. Depois seguiram-se "Largo Winch" (2001, Reino Unido) e participação na série britânica "Caçadores de relíquias" (1999).
Em 2002, Tasha contracenou com Gael Garcia Bernal, entrando numa produção independente, filme Dot the I (2003), que foi muito bem recebido no Festival de Cinema de Sundance’03. Tasha ainda participou na peça teatral "Uma Manha Encantada" no Teatro Real de Londres, ao lado de Judi Dench e Gillian Anderson e na gala da Associação de doentes de Neurofibromatosia (uma desordem neurológica).
Em Abril de 2003, Tasha entrou na produção de Hollywood, filme cómico Johnny English (2003) dirigido por Peter Howitt, que contou com actores como Rowan Atkinson (Mr. Bean), Natalie Imbruglia e John Malkovich.
Além das suas capacidades artísticas, Tasha de Vasconcelos pratica equitação e pentatlo. As suas melhores recordações são da sua meninice em Moçambique: os seus cavalos Panda e Chamba, longos passeios de bicicleta, etc.
Outra paixão da Tasha é ajudar às crianças desamparadas, dando a sua mão às iniciativas de caridade como Fundo de crianças Nelson Mandela e Associação de Crianças Toxico dependentes em Portugal. Tasha de Vasconcelos é embaixadora de boa vontade para UNICEF para as crianças de má nutrição na Bolívia e para as crianças vítimas de guerra em Angola. Tasha também foi apontada pela Primeira Dama de Bolívia como a embaixadora de boa vontade no projecto "Crianças de Pailaviri".
Biografia disponível em inglês aqui e mais fotos aqui

4 comentários:

Anónimo disse...

Alta tipa. E quem são aquele dois ao lado dela? Equipa de PR ou supporte físico? ;-)

Anónimo disse...

O gajo sem cabelo perece que é o relações públicas dela e o janota de fato e gravata dizem que é um dos guarda costas...

Anónimo disse...

É pá, você não sabe nada, o gajo do fato, é o neto do brasileiro Bóris Casoy, ele nasceu na Ucrânia, mas fiz a tropa no Legião Estrangeiro da França e hoje é cidadão francês (esses ucranianos são muito espertos, né). Deve ser lá, na França que a Tasha conheceu o tipo e contrato-o (dizem que os ucranianos são muito duros, não sei se é verdade).

Anónimo disse...

Acho q tem razão... Essa tipas não tem time para tirar fotos com gajos quais quer. Daí, acho que ou são alguem das relações dela, ou são uns oficiais. Porrrraaa se são ucranianos...vou me render!
p.s. blogger, + fotos, per favore!!!