quinta-feira, março 22, 2007

Paiol explode em Maputo

Explodiu o paiol de munições de Malhasine, o maior paiol do país, onde era armazenado diverso material de guerra, pertencente às Forças Armadas da Defesa de Moçambique (FADM).
A cidade de Maputo foi sacudida hoje, 22.03.2007, cerca de 17.03, hora local, por um fortíssimo abalo, parecia uma onde de choque, o edifício da onde escrevo estas linhas foi sacudido fortemente, parecia um terramoto de 6 – 7 graus de Richter. Vários vidros nas janelas e nas montras foram quebradas na zona baixa da cidade.
Depois, o edifício foi sacudido por abalos menores, cada 3 – 5 minutos (já deu uns 20). Toda a gente fugiu, fiquei eu, que faço este serviço público, espero ser condecorado, caso não nós veremos nunca mais. Bom, era obviamente uma piada de mão gosto...
O aeroporto internacional de Mavalene foi fechado para o tráfico aéreo e toda a cidade é sacudida, parece que estamos no teatro da guerra, só agora é que posso entender um bocado aqueles que viveram este drama em Bósnia, Chechénia ou Somália, é triste e mete medo.
As comunicações móveis funcionam muito deficientemente, mas é possível mandar e receber sms. O fornecimento da energia eléctrica foi alguns vezes interrompido, mas por instantes muito breves. A cidade está cheia dos carros de polícia (cuidam das actividades dos amigos do alheio, já que a zona de Malhazine está às escuras devido a corte de energia eléctrica) e as ambulâncias que trazem os feridos para Hospital Central de Maputo. Mais de 200 feridos deram entrada naquela unidade hospitalar, que precisa de voluntários para ajudar tratar de doentes e precisa de mais sangue, porque o stock é limitado. Eduardo Mulembwe, presidente do Parlamento moçambicano visitou o hospital, onde fiz apelo aos cidadãos de doar a sangue, prometendo que os parlamentares darão um exemplo de cidadania à partir de amanha, dia 23.03.2007. Comunicação social moçambicana fala de duas dezenas de mortos, número ainda não confirmado oficialmente.
Também circulam as notícias de destruição parcial do Hospital Psiquiátrico de Infulene e de uma fábrica do vinho, situada na zona do impacto.
23.00 horas, cidade já vive uma certa calma, parece que nenhum ucraniano sofreu qualquer dano físico, o Presidente da República, Armando E. Guebuza fiz uma curta declaração televisiva, onde pediu “calma e serenidade”. O porta – voz das FADM, Sr. Joaquim Matarruca, disse que as causas possíveis do acidente podem ser “curto circuito e calor”. Outra ideia possível, é a instabilidade do próprio explosivo TNT, que com os anos, transforma-se num líquido muito vulnerável.

P.S. A Embaixada da Rússia em Maputo, foi atingida por um dos abuses, contabilizando a lista dos edifícios que sofreram danos em consequência da explosão no paiol.
P.P.S. Agora mesmo disseram que as explosões no paiol recomeçaram há uns instantes!

Sem comentários: