terça-feira, fevereiro 20, 2007

Santo Valentim foi sepultado na Ucrânia



Os restos sagrados do Sto. Valentim estão já 227 anos sepultados na Ucrânia, na cidade de Sambir http://en.wikipedia.org/wiki/Sambir
, à uma distância de 72 km da capital da Galiza ucraniana, Lviv (
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lviv - Ucrânia Ocidental).

Uma vez por ano, na noite de 13 para 14 de Fevereiro, o sarcófago com restos sagrados do St. Valentim é transferido à sala principal da Igreja de Sta. Madre do Deus, para prestação do tributo devido. Neste período, todos os crentes podem tocar os restos sagrados do Santo, pedir a sua ajuda ou protecção.
Os restos sagrados do Sto. Valentim estão na cidade de Sambir na igreja de Sta. Madre do Deus desde 13 de Maio de 1779. Existe uma inscrição que confirma essa informação, inserida no livro “Cidade do conde de Sambir ”, redigida pelo Françe Arabiaça, que durante muito tempo era pároco e decano do Sambir no início do século XX. Os restos sagrados do Sto. Valentim, escreve autor, foram inicialmente sepultados no cemitério da Sta. Priscila em Roma, onde santo era um padre e onde morreu como mártir no ano 270 D.C. Em Roma, no arquivo do Instituto Papal existe uma breve nota que o mártir Valentim é o protector da paroquia de Peremyszlany – Sambir. O documento oficial, junto com os carimbos que acompanharam os restos sagrados foram destruídos durante os anos de ocupação soviética.
Hoje é difícil de dizer porque a Roma decidiu transferir os restos sagrados do Sto. Valentim para a Ucrânia. Pode ser, que para engrandecer a Igreja local, que já deu o abrigo à uma ícone milagrosa. Em 1728 em Sambir apareceu uma ícone, em 1736 à ela foi dedicada a Igreja recém – construída, que recebeu a ícone. Vários milagres tiveram o lugar desde então, facto reconhecido pela capital Apostólica e para confirmar o feitio, os restos sagrados do Sto. Valentim foram trazidas à cidade.
Recentemente, o sarcófago planeava-se abrir, mas não se conseguiram destrancar a fechadura, mesmo chamando um especialista na matéria. Por isso o sarcófago foi deixado como está, já que através do vidro que o fecha é possível ver o crânio, alguns ossos e uma cápsula com o líquido sagrado.

Quem é o Santo Valentim?
A lenda diz que ele era um pregador cristão, que foi preso em Roma por causa da sua fé. Na cadeia Valentim apaixonou-se pela filha cega do seu guarda. Através dos seus conhecimentos médicos, Valentim curou a moça. Outra versão diz que foi a moça que apaixonou-se por Valentim, mas ele, respeitando o celibato, não correspondeu aos seus sentimentos. Na noite de execução (14 de Fevereiro), ele escreveu uma carta, assinada: “Seu Valentim”.

Para a Igreja Católica, o padre cristão Valentim vivia na cidade romana do Terno nos tempos do imperador Cláudio II, o Gota. Por desobedecer a ordem do imperador, procedendo as cerimónias do casamento dos soldados, no fim do ano 269 Valentim foi preso e transferido para a Roma. Na prisão, Valentim curou a filha cega do oficial que o guardava. Além disso, impressionou pelo exemplo toda a família do oficial, que tornou-se cristã. Quando o imperador soube disso, mandou executar o Valentim no dia 14 de Fevereiro do ano 273.
O pároco actual da Igreja de Sta. Madre do Deus em Sambir, padre Bohdan Dobrianskiy, diz que hoje em dia, ajuda do Sto. Valentim é solicitada por velhos e por novos: pessoas que têm desavenças em casa, as famílias que não conseguem obter a paz e compreensão. Além disso, acredita-se que Sto. Valentim é protector dos doentes de epilepsia.

Mais informação: http://obozrevatel.com/news/2007/2/14/156300.htm (em ucraniano)

Sem comentários: