quarta-feira, setembro 27, 2006

Ibiza brilha em Maputo


O nosso amigo e parceiro de longa data, Abílio L. Soeiro troce à Maputo mais um pouco de luxo parisiense, lançando o novo perfume para as mulheres, assinado pela estilista Cathy Guetta, “Ibiza” http://www.ibizaparfums.com/ , inspirado nas noites loucas desta ilha espanhola, pátria da música rave. Os “Boutiques de Maputo” vão comercializa - lo na sua loja duty free no Aeroporto Internacional de Maputo, antecipando-se dessa maneira à estreia da fragrância na África do Sul, onde o perfume só será lançado em 2007.
Para assinalar o acontecimento, “Boutiques de Maputo” organizaram um “Pink - Cocktail” no salão CiP do Aeroporto Internacional de Maputo (empresa também gerida pelo Sr. Soeiro), no dia 23 de Setembro de 2006. O cocktail, que sugeriu aos convidados o traje rosa e preto (as cores do “Ibiza”) tive muita pompa e circunstância e foi atendido pelas várias personalidades do mundo da política e dos negócios, sem contar com habituais socialités. Também estive presente o Sr. Antoine Bucaille, representante da marca “Ibiza” em Paris, que decidiu apostar em Moçambique, admirado pelo rápido desenvolvimento e crescimento económico do país.
As anfitriãs do “Pink - Cocktail” eram, maioritariamente, lindas estudantes do Curso do Turismo do ISPU, entretenimento musical estava ao cargo do Alexandre Mazuze e da Clara Soeiro (irmã do A. Soeiro, que interpretou uma música do repertório da Édite Piaf).
Alem disso, durante o “Pink – Cocktail” foram sorteados vários prémios, como as passagens aéreas Maputo – Nairobi – Maputo e Maputo – Pemba – Maputo, alem do vaucher bastante tentador, para fazer compras num dos supermercados selectos da capital.

terça-feira, setembro 19, 2006

Galicia ucraniana



Para saber mais sobre a província histórica da Ucrânia - Galicia (Ucrânia Ocidental), recomendamos visitar o site pessoal do Sr. Roman Zakharii, dedicado à história e a vida cultural da sua terra natal, Galicia ucraniana
http://www.personal.ceu.hu/students/97/Roman_Zakharii/galicia.htm

segunda-feira, setembro 18, 2006

sábado, setembro 09, 2006

Embaixador da Ucrânia acreditado em Moçambique



A comunidade ucraniana de Moçambique, teve a honra de receber o novo Embaixador da Ucrânia na República de Moçambique (com residência em Luanda, Angola), Sua Excia. Sr. Volodymyr Lakomov, que estive de visita à capital moçambicana entre os dias 4 e 8 do mês de Setembro.
No dia 5 de Setembro, Sr. Embaixador tive um encontro com a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dra. Maria Alcinda de Abreu, durante o qual foram discutidos vários assuntos interessantes, como por exemplo, os laços históricos e sentimentais que unem os nossos povos, apesar da distância geográfica que os separa. Na conversa informal, a Dra. Maria de Abreu manifestou o desejo de intensificar a cooperação tecnológica com a Ucrânia, via transferência de altas tecnologias, cooperação no domínio de comércio, educação, cultura e desporto.
No dia 6 de Setembro, Sua Excia., Sr. Embaixador entregou as cartas de acreditação ao Presidente da República, Armando E. Guebuza. Depois seguiu-se um encontro que transformou-se numa conversa amigável, e que durou cerca de 25 minutos, onde o Sr. Presidente lembrou os tempos da sua juventude, passados numa escola na Ucrânia. Alem disso, o Sr. Presidente disse que a Ucrânia e o Moçambique devem incrementar a cooperação concreta através de realização dos projectos bilaterais, principalmente pelo meio da recem – criada Agencia Nacional da Ucrânia de Cooperação Internacional (organismo subordinado ao MNE da Ucrânia).
No dia 7 de Setembro, os ucranianos e amigos da Ucrânia, residentes em Moçambique, realizaram um almoço de confraternização em honra da Sua Excia. Sr. Embaixador, que tive lugar no simpático e acolhedor Clube dos Empresários de Maputo. No encontro eram presentes cerca de 15 personalidades, que representaram todos os grupos profissionais e estratos sociais da comunidade. O encontro produziu algumas recomendações práticas, que servirão para incrementar o intercâmbio entre a sociedade civil moçambicana e ucraniana, salientando a importância desta comunidade no país.
Para o Moçambique esta visita é um acontecimento importante, pois fechou-se um círculo histórico invulgar: em 1975, a Ucrânia (como membro – fundador da ONU), foi um dos primeiros países europeus a reconhecer a Independência de Moçambique, e Moçambique foi um dos primeiros países africanos a reconhecer a Independência da Ucrânia, depois da sua proclamação em 1991. Alem disso, a Ucrânia estive desde o primeiro momento junto à jovem República de Moçambique, oferecendo a sua assistência e cooperação, através dos médicos, professores e engenheiros, ao longo de mais de trinta anos de relações bilaterais. Neste momento, a Ucrânia, pela terceira vez acreditou o seu embaixador em Moçambique e também espera estreitar os laços de cooperação económica e comercial, através do seu investimento directo em Moçambique, exportando as tecnologias de ponta, recuperando o parque industrial, oferecendo a assistência técnica e tecnológica.

PROGRAMAÇÃO DO DIA 7 DE SETEMBRO

13h00 – Um jantar comemorativo, alusivo à visita da Sua Excia. Sr. Volodymyr Lakomov à Moçambique (Clube dos Empresários de Maputo, cidade de Maputo).
14h30 – Debate sobre algumas iniciativas que envolvem a Ucrânia, Moçambique e a comunidade ucraniana residente em Moçambique.
15h30 – Secção de fotografia
16h00 – Finalização do acto solene.

segunda-feira, setembro 04, 2006

Marichka Halaburda fiz 56 anitos!


Nossa amiga da Austrália, Sra. Marichka Halaburda fiz 56 anitos! Por ocasião, chamou os amigos de quatro cantos do Mundo e armou a maior festa possível. Nós, que não podiamos estar presentes pessoalmente, queremos desejar à Sra. Marichka muitas felicidades e muitos anos da vida!
Feliz aniversário!